A 8ª edição do Festival de Carne de Onça de Curitiba começa entre os dias 17 de setembro e 7 de outubro, com 42 bares e restaurantes participando. O prato, que é o único considerado Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba, será vendido por R$ 25 durante o evento. Tradicional nos bares da capital paranaense, a Carne de Onça é feita com carne bovina crua sobre fatias de broa, coberta por cebola e cebolinha, temperada com azeite, sal e pimenta.
Organizado pela plataforma Curitiba Honesta, o festival visa promover a iguaria e destacar sua importância cultural e gastronômica. Sérgio Medeiros, fundador da Curitiba Honesta, explica que o evento teve um impacto significativo na popularização do prato: “Quando fizemos o primeiro festival, em 2013, poucos bares serviam a Carne de Onça, e geralmente apenas uma vez por semana. Hoje, mais de 200 estabelecimentos a oferecem diariamente, o que mostra como os festivais impulsionam a gastronomia local.”
Embora lembre pratos como Hackepeter (Alemanha), Steak Tartare (França) e Quibe Cru (Líbano), a Carne de Onça, da forma como é servida em Curitiba, tem uma identidade própria e faz parte da cultura da cidade. Durante o festival, os bares participantes poderão inovar, criando suas próprias versões do petisco, com variações de ingredientes e temperos.
O evento é patrocinado por empresas como Gold Food Service, Azeite Nucete e Nino Pães, e conta com o apoio da Abrasel-PR. Para conferir a lista completa dos estabelecimentos participantes e suas localizações, os interessados podem acessar o site oficial do festival: www.curitibahonesta.com.br.
História do prato
A Carne de Onça foi declarada Patrimônio Cultural e Imaterial de Curitiba em 2016, após uma pesquisa realizada por Sérgio Medeiros. O prato teria sido criado na década de 1940 por Cristiano Schimidt, diretor do time Britânia e dono de um bar na Rua Marechal Deodoro, conhecido como Toca do Tatu. Para comemorar as vitórias do time, Schimidt preparava carne crua com broa e cebolinha para os jogadores. Em uma das ocasiões, o goleiro Duia brincou: “Você só serve essa carne que nem onça come!”. A partir daí, o nome pegou, e o petisco se tornou popular entre os frequentadores do bar.
Participantes do Festival
Confira os 42 bares e restaurantes que estarão participando da 8ª edição do Festival de Carne de Onça:
- A Ostra Bêbada.
- Alchemia Bar.
- Armazém Santa Ana.
- Barbaram.
- Barbarium Pub.
- Bar do Dante.
- Baroneza.
- Bastards – Bar da Fábrica.
- Bom Scotch.
- Boteco do Bolacha.
- Burguer Bar – Juvevê.
- Burguer Bar – Xaxim.
- Canabenta.
- Cartolas.
- Charles Burguer.
- Deck21 Beer House
- Green Gate.
- Inácio.
- Jabuti.
- Jackson Assados – Quatro Barras
- Joy Project Brewing.
- Kanavial.
- Le Gado – Campo Largo
- Maia Box – Mercado Municipal
- Maniacs.
- Marcenaria Costela Bar.
- Mavy Gastrobar.
- Ninki Pastelaria – Mercado Municipal
- Nosso Boteco.
- Petiscaria do Victor – Santa Felicidade
- Porks – Ecoville.
- Porks – Itupava.
- Quermesse.
- Quermesse – Ecovile
- Quintal 68 – Souq.
- Quintal 68 – Xaxim.
- Sambiquira.
- Silzeus.
- TAP House.
- Trattoria Dallarmi.
- Uber Ale Micropub.
- Ushuaia.
A lista completa e detalhes das receitas podem ser encontrados no site oficial.
Créditos: Boteco do Bolacha – Foto: Gean Cavalheiro.