WhatsApp
Facebook
Curitiba prepara missa de sétimo dia e homenagens ao papa Francisco na Catedral Basílica

Curitiba realizará no próximo domingo (27) a missa de sétimo dia do papa Francisco na Catedral Basílica, localizada no Centro da cidade. A cerimônia, marcada para começar às 17h30, será conduzida por dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano. A Camerata Antiqua de Curitiba estará presente, com um repertório especial elaborado para a ocasião.

A morte do papa Francisco, ocorrida no dia 21 de abril, aos 88 anos, levou Curitiba a decretar luto oficial de três dias. Segundo as palavras de dom Peruzzo, “para que fique na memória dos curitibanos o trabalho do papa Francisco a favor de todos, o cuidado com a espiritualidade dos cristãos e que ele possa ser lembrado pela sua história e por todo o bem que fez no seu tempo de papado”.

A cerimônia contará com a presença de fiéis e representantes de outras denominações cristãs e religiões, em um gesto que reforça o caráter ecumênico do legado do pontífice. Os 40 músicos da Camerata Antiqua, formada por coro e orquestra, executarão obras sacras de compositores como Gabriel Fauré, Wolfgang Amadeus Mozart, Antonio Vivaldi e Johann Sebastian Bach. “Papa Francisco sempre valorizou a cultura, a música e a espiritualidade como caminhos de aproximação entre as pessoas. Por isso, escolhemos um repertório que traduz, em sons, a reverência, a gratidão e o carinho que sentimos por tudo o que ele representou. A música, neste momento, é também nossa prece.”, afirmou Janete Andrade, coordenadora de música da Camerata Antiqua.

As homenagens ao papa Francisco em Curitiba também se estenderão a outras celebrações religiosas e eventos culturais ao longo do final de semana. “Em todas as paróquias de Curitiba vamos promover celebrações de missas pelo sétimo dia da morte do papa Francisco, no sábado ou no domingo. Mais do que homenagem, é a solidariedade espiritual com o papa e para que Deus o acolha.”, destacou o arcebispo.

Nascido como Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936, o papa Francisco faleceu no Vaticano no dia 21 de abril. Eleito em 13 de março de 2013, foi o 266.º papa da Igreja Católica, além de ser o primeiro jesuíta, o primeiro sul-americano e o primeiro não europeu no cargo em mais de 1.200 anos de história. Durante seu papado, demonstrou gestos de humildade, como a renúncia aos aposentos papais e a escolha por viver na Casa Santa Marta, em estilo de vida simples.

Seu pontificado foi marcado por uma liderança com espírito pastoral, forte atenção aos mais vulneráveis e defesa da dignidade humana. Francisco denunciou desigualdades sociais, o individualismo e os impactos ambientais, por meio de iniciativas como a encíclica Laudato si. Também foi reconhecido por seu trabalho como mediador em conflitos globais, como a reaproximação entre Cuba e os Estados Unidos, e por sua atuação contra abusos dentro da Igreja, exigindo reformas e transparência.

Data: domingo (27/4), às 17h30
Local: Catedral Basílica de Curitiba (R. Barão do Serro Azul, 31 – Centro)

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

SANTA MÔNICA - ESPECIAL CARNAVAL
SIGATEL
PUBLICAR-BALANCO_UNIAO-GIF
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!