O Ministério da Saúde anunciou nesta semana novas ações para o enfrentamento à dengue, com foco em 80 cidades prioritárias em todo o Brasil. Curitiba foi incluída nessa etapa, aumentando a cobertura da imunização no Paraná. A capital agora se soma aos municípios que receberão as doses destinadas a adolescentes de 10 a 14 anos, totalizando 218 cidades contempladas no Estado para a vacinação.
Entre as medidas anunciadas, está a garantia do abastecimento da vacina. Municípios como Querência do Norte, Loanda e Santa Cruz de Monte Castelo, que pertencem à 14ª Regional de Saúde, também foram incluídos na lista. Essas localidades já estavam recebendo doses remanejadas devido à alta incidência de casos, mas, agora, os imunizantes serão direcionados diretamente a elas pelo Ministério da Saúde.
A chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), Virgínia Dobkowski Franco dos Santos, explicou que, com a inclusão de Curitiba, 218 municípios no Paraná estão aptos a receber a vacina. “Esses municípios que recebem a vacina, mas não foram elencados pelo governo federal, foram acordados com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems). Levamos em conta a incidência nos últimos 10 anos”, afirmou.
Atualmente, as doses estão disponíveis em 217 cidades para adolescentes de 10 a 14 anos nas regionais de Paranaguá (1ª RS), Foz do Iguaçu (9ª RS), Cascavel (10ª RS), Campo Mourão (11ª RS), Umuarama (12ª RS), Paranavaí (14ª RS), Maringá (15ª RS), Apucarana (16ª RS), Londrina (17ª RS), Toledo (20ª RS) e Ivaiporã (22ª RS).
No caso de Curitiba, a Sesa ainda aguarda a nota técnica com informações sobre o quantitativo de doses e a data de envio desta nova remessa à capital. Segundo o Ministério da Saúde, o Paraná registra a aplicação de 159.253 doses, o que equivale a 75,2% do total de 211.705 doses enviadas ao Estado até agora.