O comércio da Grande Curitiba se prepara para o período de festas de fim de ano com a adoção de horários especiais a partir deste domingo (1º de dezembro). A medida, prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba (Sindicom) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Curitiba e Região Metropolitana (Sindilojas), visa atender ao aumento na demanda de consumidores característico do período natalino.
De acordo com o acordo firmado, as lojas poderão funcionar até as 22 horas de segunda a sexta-feira, entre os dias 1º e 24 de dezembro. Aos sábados (7, 14 e 21 de dezembro), o expediente se estenderá até 21 horas. Nos domingos (1, 8, 15 e 22 de dezembro), o horário será das 10 às 19 horas.
As regras se aplicam aos trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), com a obrigatoriedade de respeito à jornada máxima de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Há possibilidade de duas horas extras diárias, conforme as cláusulas 29 e 30 da CCT.
Segundo Gilberto Deggerone, presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), o início do horário natalino deve transformar a dinâmica comercial da cidade. “Respeitando as regras desse acordo, a cidade vai se transformando com uma movimentação de mais tempo com lojas abertas, mais tempo com gente andando pelas ruas, pelas lojas, pelos shoppings. E isso tudo é muito positivo”, afirma.
Um ano de desafios para o comércio
Deggerone ressaltou que, apesar das expectativas positivas para o fim de ano, o setor enfrentou desafios significativos ao longo de 2023. Ele apontou a adaptação ao comércio digital e o aumento dos custos de operação física como obstáculos que reduziram as margens de lucro.
“A maioria [dos comerciantes] está lutando pelo dia a dia, pela economia. Mas a gente sempre tem esperança para o mês seguinte”, comentou. “O nível de vendas neste ano possivelmente ficará próximo do ano passado. Mas é algo que se manteve a custos mais elevados, então a margem de lucro é menor, eu não tenho nenhuma dúvida disso. O próprio estado do Paraná fez uma elevação de sua taxação de ICMS, e isso tudo interfere na última linha, na cadeia final”, explicou.
Ainda assim, o setor se mostra otimista com o período natalino. Após campanhas como Black Friday e Black Weeks em novembro, as lojas estão preparadas para as festas de dezembro, consideradas o momento mais importante do calendário comercial.
“O clima de Natal, com atrações pela cidade, ruas decoradas e o espírito de generosidade, acaba incentivando o consumo. Mas, neste ano, um aspecto importante a considerar é que temos uma sondagem mostrando que o 13º salário será utilizado, principalmente, para pagar dívidas e atualizar o crédito. É um número alto”, concluiu o presidente da ACP.