As inscrições para a edição de Curitiba do programa “Bora Empreender com Comida” estão abertas até sexta-feira (07). A iniciativa, que conta com o apoio do Governo do Estado, tem como objetivo capacitar jovens mulheres em situação de vulnerabilidade no setor de empreendedorismo alimentar. As aulas ocorrerão nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, com 160 vagas disponíveis.
O programa é realizado em parceria com a Ambev e as secretarias de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Fazenda (Sefa), com execução da Rede Mulher Empreendedora (RME). Trata-se de uma contrapartida vinculada ao programa Paraná Competitivo, que incentiva novos investimentos no estado. Desde fevereiro de 2024, mais de 1.600 mulheres já foram capacitadas em cidades como Almirante Tamandaré, Antonina, Araucária, Curitiba, Guaraqueçaba, Itaperuçu, Paranaguá, Pinhais, Quatro Barras e Rio Branco do Sul. Dessas, cerca de 100 mulheres receberam mentorias coletivas para aprimorar seus negócios.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, a ação é crucial para combater vulnerabilidades sociais. “Sabemos que muitas mulheres fazem produtos maravilhosos, mas nem sempre conseguem profissionalizar seus pequenos negócios. O programa chega à Capital para auxiliá-las, assim como as demais já capacitadas. Por meio do curso, elas passam a ter noções de marketing, de economia e muitas outras temáticas que as levarão a ter ainda mais sucesso”, afirmou.
O conteúdo programático do Bora Empreender com Comida aborda tópicos como finanças, fornecedores, comunicação e regras sanitárias, com foco em empreendedorismo no setor de gastronomia e alimentação. Porém, mulheres empreendedoras de outras áreas também podem participar. As que completarem os dois dias de capacitação terão a chance de ingressar na próxima turma de mentorias e concorrer a R$ 1.000,00 para investir em seus negócios.
Ana Fontes, fundadora e presidente da RME e do Instituto RME, destacou a relevância dessa iniciativa. “Nas pesquisas realizadas pelo Instituto RME os dados mostram que as mulheres empreendem mais nas áreas de Alimentação e Bebidas, e ter um parceiro como a Ambev para atuar diretamente com elas e oferecer apoio, capacitação e até capital para que se desenvolvam é de grande importância”, disse.
Serviço: Bora Empreender com Comida – Curitiba
Data: 11/02 e 12/02
Horário: 9h às 17h
Endereço: Palácio das Araucárias (Auditório Mário Lobo – térreo) – Rua Jacy Loureiro de Campos, 6 – Centro Cívico, Curitiba.