WhatsApp
Facebook
Câmara de Curitiba aprova aumento no número de assessores parlamentares em 1º turno

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (16), em primeiro turno, o projeto de lei que permite o aumento no número de assessores parlamentares por mandato. A votação, que ocorreu em regime de urgência após quase dez horas de sessão, teve o placar de 27 votos favoráveis, 8 contrários e 2 abstenções. O projeto será submetido a um segundo turno nesta terça-feira (17).

A proposta, apresentada pela Comissão Executiva da CMC, estabelece a elevação do limite de assessores de 7 para até 9 por mandato, desde que o somatório dos cargos respeite o teto estabelecido. Para viabilizar essa mudança, o teto dos gabinetes será acrescido de um cargo comissionado na categoria CC-7.

Ao detalhar os votos, os vereadores Bruno Secco (PMB), Camilla Gonda (PSB), Da Costa (União), Guilherme Kilter (Novo), Indiara Barbosa (Novo), João Bettega (União), Professora Angela (Psol) e Rodrigo Marcial (Novo) rejeitaram a proposta. Já Giorgia Prates (PT) e Vanda de Assis (PT) optaram por abstenção. O restante dos vereadores votou a favor do aumento no número de assessores.

Além disso, o texto prevê a criação de mais dois cargos em comissão e 19 funções gratificadas, que serão parcialmente custeadas pela extinção e fusão de outras posições já existentes no quadro de servidores permanentes da CMC. As mudanças impactam as áreas de controle interno, comunicação, tecnologia, gestão de contratos, Corregedoria e Procuradoria da Mulher.

Segundo a justificativa apresentada no projeto, antes de 2013, os vereadores de Curitiba podiam contar com até 11 assessores por gabinete. Esse número foi reduzido para 7 a partir de então. A Câmara de Curitiba argumenta que, mesmo com o aumento proposto, segue entre os Legislativos com menor número de assessores por vereador nas grandes cidades brasileiras, conforme exposto na justificativa da proposição.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!