WhatsApp
Facebook

O Governo do Estado disponibiliza cadeiras anfíbias para veranistas com dificuldades de locomoção na Ilha do Mel, Litoral do Paraná. A iniciativa, realizada pelo Instituto Água e Terra (IAT), oferece quatro cadeiras com rodas apropriadas para uso na praia. Duas delas estão disponíveis na praia de Encantadas e as outras duas em Nova Brasília. As cadeiras podem ser utilizadas por pessoas asseguradas pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), mediante reserva antecipada pelo número (41) 99554-0313.

O serviço, iniciado em 2020 pelo IAT, fica disponível durante todo o ano, mas a procura aumenta durante a temporada de verão, desde o início da estação, 23 pessoas já usufruíram das cadeiras na Ilha do Mel.

Valentina Seluchinesk, de 12 anos, com dificuldades de locomoção devido a uma síndrome, é uma das beneficiárias das cadeiras. Sua mãe, Flaviane Lylo Cordeiro Seluchinesk, destacou a importância do serviço, permitindo que Valentina aproveite o mar e as trilhas da Ilha.

O advogado Marcos Felipe Negoseki também elogiou a iniciativa ao possibilitar que sua avó, com 86 anos e dificuldades de locomoção, participe das atividades na praia junto com a família.

Além da Ilha do Mel, o Governo do Estado oferece cadeiras anfíbias em outras praias do Paraná por meio do programa Praia Acessível, da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família. Nesta temporada, mais de 100 pessoas já utilizaram o equipamento em praias como Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. As cadeiras anfíbias contam com cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. A altura adicional das cadeiras permite que os usuários ingressem no mar ou rios com segurança. Profissionais qualificados orientam o uso, oferecendo suporte durante a utilização.

A ação faz parte do programa Verão Maior Paraná, que promove atividades esportivas, de lazer e inclusivas, além de educação ambiental, para veranistas e moradores do Litoral e de municípios do Noroeste. A programação completa está disponível no site www.verao.pr.gov.br.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli