WhatsApp
Facebook
Ação de combate a roubo e receptação de fios de cobre verifica 170 estabelecimentos em 25 municípios do Paraná

A Operação Conectividade teve início nesta terça-feira (12), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e forças policiais, com mais de 600 policiais distribuídos em 25 municípios para fiscalizar 170 estabelecimentos comerciais. O foco da ação é combater furtos, roubos e receptações de cabos de cobre, envolvendo a participação da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica.

A iniciativa surge a partir do diagnóstico de um Grupo de Trabalho formado pela pasta para investigar as causas e impactos desse tipo de crime. O grupo estabeleceu três frentes de enfrentamento: intensificação das ações de fiscalização e repressão; ações pontuais simultâneas em diversos pontos do Estado; e elaboração de um relatório técnico com diretrizes e protocolos de atuação em parceria com as operadoras para prevenção.

A Secretaria da Segurança Pública criou o Grupo de Trabalho em setembro deste ano, visando reduzir os índices de furto, roubo e receptação de cobre no Estado.

Além dos prejuízos financeiros para as operadoras, refletindo no aumento das tarifas para os consumidores, esses crimes impactam diretamente em atividades essenciais. Centros educacionais enfrentam interrupções nas aulas devido a cortes em cabos de energia, o serviço do SAMU é paralisado por mais de 60 horas, e há o risco de perda de vacinas devido à falta de refrigeração. Além disso, a vida das pessoas fica em perigo durante tentativas desses crimes.

O Grupo de Trabalho delineou três frentes de enfrentamento: regular, com intensificação das ações de fiscalização; concentrada, com a deflagração simultânea em diversos pontos do Estado; e elaboração de um relatório técnico, estabelecendo diretrizes para a atuação das operadoras na prevenção desses crimes.

Desde 22 de setembro, com a criação do Grupo de Trabalho e o reforço nas ações fiscalizatórias, foram realizadas 69 prisões por receptação, porte ilegal de armas e tráfico de drogas. Dentre essas prisões, 16 ocorreram hoje durante a Operação Conectividade, que interditou estabelecimentos comerciais em 25 municípios do Paraná. Além disso, mais de 5.840 toneladas de cobre foram apreendidas.

Na operação de hoje, mais de 150 estabelecimentos comerciais estão sendo fiscalizados, com a participação de aproximadamente 600 policiais das três instâncias (Polícia Militar, Polícia Científica e Polícia Civil).

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli