WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - À frente da SEIC, Ricardo Barros traça estratégias para impulsionar a economia e simplificar processos

Com uma visão voltada para o desenvolvimento econômico inclusivo, o deputado federal licenciado e secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), Ricardo Barros lidera uma série de iniciativas destinadas a fortalecer diversos setores e criar um ambiente mais propício para o crescimento econômico do estado.

A missão primordial da pasta é cumprir as propostas contidas no Plano de Governo, elaborado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, e atender às demandas, especialmente, dos pequenos municípios.

Um dos programas eficazes na atração de investimentos no Paraná recebe apoio e coordenação da Secretaria de Barros. O programa Paraná Competitivo, que oferece uma série de benefícios definidos por lei, já atraiu mais de R$ 18 bilhões em investimentos desde o ano passado, gerando mais de 17 mil empregos diretos. O programa tem sido fundamental na atração de investimentos e na criação de novas oportunidades de emprego.

“O Paraná é um dos estados mais desenvolvidos e estamos comprometidos em criar um ambiente empresarial ainda mais favorável, que promova o investimento, estimule a inovação e gere empregos de qualidade”, afirmou Barros.

Barros ressaltou que, embora o Paraná já tenha alcançado um alto nível de desenvolvimento, ainda há áreas que precisam de atenção e investimento para garantir que todas as comunidades se beneficiem do progresso. “Buscamos maneiras de tornar o desenvolvimento mais equitativo e inclusivo. Através de levantamento de dados e reuniões com prefeitos e lideranças locais conseguimos visualizar um cenário atual e implementar políticas e programas mais assertivos”, destacou o secretário.

Nesse sentido, a SEIC está trabalhando em estreita colaboração com diversos setores da sociedade, incluindo empresários, líderes comunitários e representantes do governo, para identificar áreas prioritárias de intervenção e implementar políticas eficazes que impulsionem o crescimento econômico em todas as regiões do estado.

Compras Paraná

Foi realizada nesta semana a assinatura do Decreto 5.833/2024, que institui o programa “Compras Regionais Paraná”. A iniciativa, que contou com a articulação da SEIC, visa facilitar a participação de microempresas, empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais, microempreendedores individuais (MEI) e sociedades cooperativas de consumo, sediadas no território paranaense.

Barracões

Uma das estratégias em andamento é a expansão do número de barracões industriais no estado. O governador destinou recursos significativos para esse fim, e a SEIC está coordenando o processo de forma eficiente, em parceria com a Secretaria Estadual das Cidades (SECID). Serão mais de 200 barracões construídos para atender a demanda de diversos municípios.

Descomplica

Além disso, a SEIC reforça o compromisso com a celeridade na abertura de empresas. No mês de abril, o Paraná atingiu um marco histórico, registrando o tempo recorde de 8 horas e 04 minutos para esse processo, estabelecendo assim o melhor desempenho já alcançado na história. A expectativa é que o Decreto do Baixo Risco reduza ainda mais o tempo de abertura de empresas neste ano.

Ações

Além disso, a SEIC participa ativamente de reuniões em associações municipais, fóruns e demais eventos para prospectar ações do Governo do Paraná. O objetivo é incentivar a adesão dos municípios aos programas de desenvolvimento econômico já existentes no estado.

Outra iniciativa é a criação do Programa de Especialização Econômica, que visa estimular empresários a se concentrarem em produtos específicos para impulsionar o desenvolvimento local.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli