O Governo do Paraná anunciou uma iniciativa inédita com o lançamento dos projetos CEP Rural e Rota Rural, revelados oficialmente nesta terça-feira (10) pelo governador em exercício Darci Piana, durante o Show Rural Coopavel 2026, em Cascavel. As ferramentas utilizam tecnologia avançada do Google para fornecer endereços digitais e melhorar a rastreabilidade de mais de 300 mil propriedades rurais no estado.
Desenvolvidos pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e pela Superintendência Geral de Ordenamento Territorial (SOT), os projetos fazem do Paraná o primeiro estado brasileiro a integrar o sistema Plus Code, do Google, com o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Essa integração significa que propriedades anteriormente sem identificação oficial agora terão um endereço digital único, facilitando serviços como entregas, atendimentos médicos e segurança.
“Cada produtor cadastrado passará a ter um endereço digital, principalmente nos pequenos municípios, mais distantes dos grandes centros urbanos, onde muitas vezes é mais difícil o acesso. Será uma ferramenta fundamental para resolver problemas de localização e enfrentar aqueles que tentam dificultar a vida do nosso agronegócio, especialmente nas exportações”, afirmou Darci Piana.
De acordo com Alex Canziani, secretário de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, o CEP Rural combate a “invisibilidade” do produtor rural. “Com essa ferramenta, o produtor passa a ter um endereço validado pelo Estado para receber mercadorias e, principalmente, para que a viatura da polícia ou a ambulância chegue com precisão e rapidez”, destacou.
O CEP Rural utiliza códigos alfanuméricos curtos que representam localizações geográficas específicas. Após o lançamento no evento, a tecnologia será disponibilizada integralmente a partir de março por meio do aplicativo Paraná + Sustentável, também lançado durante a ocasião. Dentro da plataforma, os produtores poderão criar e gerenciar seus endereços digitais de forma gratuita. A meta do governo estadual é alcançar 80% das propriedades rurais com o sistema em até dois anos.
Estima-se que o CEP Rural permitirá uma redução de 15% nos custos logísticos já no primeiro ano de uso e encurtará em 20% o tempo médio de resposta para ocorrências de saúde e segurança nas áreas rurais. A integração com dados do CAR oferece um modelo único de rastreabilidade, funcionando como uma espécie de identidade digital que fortalece a exportação ao atender exigências de mercados internacionais como a União Europeia. Essa tecnologia também ajuda a atestar, via satélite, a origem e a legalidade da produção rural.
Durante o evento, houve a entrega simbólica da primeira placa do CEP Rural à Coopavel, marcando o início oficial do sistema. O aplicativo Paraná + Sustentável inclui ainda a orientação para produção de placas físicas, que exibem o Plus Code e um QR Code, direcionando para a Rota Rural. O modelo de sinalização busca apoio de patrocinadores, como cooperativas e entidades do setor, permitindo a inserção de logotipos na estrutura das placas.
O projeto Rota Rural complementa o CEP Rural ao mapear estradas vicinais e caminhos internos, corrigindo falhas frequentes em aplicativos de navegação convencionais, que podem direcionar motoristas a rotas inexistentes ou impraticáveis. “A Rota Rural é o mapa digital que garante que o motorista da cooperativa ou o ônibus escolar utilize o caminho mais seguro e eficiente, reduzindo o consumo de combustível e o desgaste da frota”, explicou Benno Doetzer, superintendente de Ordenamento Territorial.
Além de facilitar a chegada de visitantes a destinos de turismo rural, como pousadas e vinícolas, a iniciativa também aprimora o transporte de cargas agrícolas, serviços escolares e coletas de leite. As informações geradas pela Rota Rural servirão como base para o planejamento de melhorias logísticas por prefeituras e órgãos estaduais. O acesso integrado com plataformas como Google Maps e Waze permitirá que serviços de entrega e emergência naveguem pelo interior do Paraná com precisão similar à encontrada em áreas urbanas.







