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Detran-PR amplia serviços no Poupatempo de Curitiba e destaca números de atendimentos

No espaço de multisserviços, o cidadão pode resolver demandas como renovação de CNH, credenciais de estacionamento, alteração de categoria, cursos especializados, primeiro emplacamento, aquisição de veículo, registro de outro estado, baixa de veículo, certidões, emissão de guias de débitos e serviços relacionados a infrações. Também estão disponíveis serviços como primeira habilitação, CNH definitiva, comunicação de venda e Permissão Internacional para Dirigir. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) oferece esses serviços no Poupatempo Paraná, já disponíveis na unidade de Curitiba, que funciona no Shopping Estação, a primeira inaugurada no estado.

A orientação é que os atendimentos sejam iniciados pela plataforma digital, otimizando o processo. Na unidade, também são prestadas orientações gerais sobre autos de infração, processos de suspensão ou cassação da CNH e emissão de guias para pagamento de multas de trânsito. Segundo o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, essa medida representa uma modernização dos serviços públicos. “A participação do Detran-PR nas unidades do Poupatempo é uma grande medida para tornar os atendimentos mais acessíveis, ágeis e centrados nas necessidades do cidadão, que ganha tempo e comodidade. O Detran do Paraná está em sintonia com esse modelo moderno de gestão pública, que é mais próximo da população e eficiente”, destacou o presidente.

A demanda pelos serviços do Detran-PR em Curitiba é expressiva. Em setembro, foram concluídos 21.004 processos de habilitação, sendo 14.466 referentes à renovação de CNH, 2.187 de primeira habilitação e 1.970 para emissão de CNH definitiva, entre outros. Em relação a veículos, foram realizados 48.563 processos, incluindo 22.485 de primeiro emplacamento, 13.276 de aquisição de veículo e 6.119 de compra com troca de município. Também foram registrados 73.795 autos de infração na capital.

O Poupatempo Paraná é uma central de atendimento que reúne mais de 200 serviços de diversos órgãos estaduais, com o objetivo de facilitar e agilizar o acesso dos cidadãos. A unidade de Curitiba foi a primeira a ser inaugurada entre as 20 previstas para funcionar em todo o estado, priorizando regiões com maior fluxo populacional. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

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