Moradores do bairro Quissisana, em São José dos Pinhais, reclamam da interrupção no abastecimento de água desde a última quinta-feira (3). De acordo com relatos feitos neste domingo (6) à Banda B, a situação é recorrente, mas, desta vez, o problema se estendeu por mais tempo, afetando a rotina de parte dos moradores. Diversas solicitações já foram feitas à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que ainda não conseguiu normalizar o serviço.
Sabrina Binotti, uma das moradoras da região, relatou que a situação ocorre com frequência no bairro, mas que desta vez o problema é mais grave. “Toda semana acontece isso, só que geralmente é um dia e no outro volta, dessa vez está sendo muito pior. Já falamos com a Sanepar, com a Prefeitura, foi falado com todo mundo e o povo quer apenas água na torneira. Banheiro que está sujo, louça na pia, moradores sem tomar banho. Nós queremos uma solução imediata, se não for pra vir água na torneira, então que mandem um caminhão pipa pelo menos”, declarou Sabrina.
A reportagem apurou que a falta de água afeta apenas parte do bairro Quissisana. Segundo Sabrina, o problema parece estar relacionado à rede da Sanepar. “Enviamos as matrículas dos lugares que estão sem água e eles falaram para os moradores que foi um problema que nunca tinha acontecido antes, algum problema que deu na rede, mas afeta algumas pessoas e outras não. São quatro dias sem água e não conseguiram resolver, não faz sentido para nós”, afirmou a moradora.
Ainda conforme Sabrina, a companhia informou que estava realizando uma manobra para tentar enviar água ao bairro, mas sem fornecer uma previsão exata. “Na hora do almoço disseram que em algumas horas o problema seria resolvido, mas não disseram quantas horas também. Desde quinta-feira recebemos apenas previsão, nem acreditamos mais. Quatro dias sem água é um absurdo, a gente precisa de água pra viver, é o mínimo”, acrescentou.
Outra moradora do bairro, Rubia Ferreira, também expressou indignação com a demora para solucionar o problema. “Estamos indignados porque a conta chega todo mês e não resolvem. Cheguei ontem em casa depois do trabalho cansada e não consegui nem tomar um banho. Estou com um bebezinho há dois dias sem banho também. Onde que está o problema? Uma rua tem água e a outra não tem, precisam ver isso. Quando não pagamos a conta eles cortam nossa água”, desabafou Rubia.
A Sanepar, em nota enviada à Banda B, informou que adotou manobras emergenciais para restabelecer o abastecimento, com previsão de normalização do sistema até a noite deste domingo (6). O comunicado destaca: “A Sanepar informa que está realizando manobras operacionais emergenciais para restabelecer plenamente o abastecimento no bairro Quissisana, em São José dos Pinhais, neste domingo (06/04). A previsão é de que o abastecimento de água seja normalizado de forma gradativa até a noite. A Sanepar lembra que é importante que cada imóvel tenha uma caixa-d’água com capacidade adequada às necessidades de uso para armazenar ou com pelo menos 500 litros, conforme a recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).”