Na última quarta-feira, 6 de novembro, voluntários da Votorantim Cimentos e da ASID Brasil (Aliada Social pela Inclusão e Diversidade) se reuniram em um mutirão na Associação de Proteção a Maternidade e Infância (APMI) para realizar oficinas, rodas de conversas e melhorias na estrutura do espaço. Cerca de 200 pessoas participaram da iniciativa. A APMI fica localizada na cidade de Rio Branco do Sul e atende 90 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, trabalhando com ações de reabilitação, educação e qualificação para o trabalho.
Durante o mutirão, os voluntários ministraram oficinas para os alunos, pais, responsáveis e para a equipe de profissionais da entidade. Com os alunos, foram realizadas oficinas de pintura e reciclagem; com os empregados da APMI, oficinas com tema de trabalho em equipe e inteligência emocional; e com os pais e responsáveis, uma roda de conversa sobre inclusão no mercado de trabalho, direitos e cidadania. Os voluntários também realizaram a jardinagem do canteiro na entrada da APMI, a instalação de bebedouros e ajudaram no preparo do almoço do dia.
“Estamos felizes em realizar mais uma ação de voluntariado na cidade de Rio Branco do Sul que mostra como construímos um legado positivo na comunidade em que estamos presentes. Estamos comprometidos em aumentar nosso quadro de empregados voluntários. Nossa meta global é chegar a 20% dos empregados e empregadas participando de ações de voluntariado até 2030”, afirma Leidivan Cabral, gerente da fábrica da Votorantim Cimentos em Rio Branco do Sul.