WhatsApp
Facebook
Visitas guiadas na Assembleia Legislativa do Paraná conectam história e cidadania aos visitantes

Quem visita a Assembleia Legislativa do Paraná tem a oportunidade de não apenas conhecer o funcionamento do Poder Legislativo, mas também de participar de uma verdadeira aula de história do estado, por meio de obras de arte assinadas por artistas renomados como Teodoro de Bonna e Poty Lazzarotto. As visitas guiadas cumprem um papel educativo significativo, sendo fontes de aprendizado tanto para estudantes quanto para outros grupos diversos que anualmente passam pela Casa de Leis.

Em 2024, a Assembleia Legislativa recebeu 165 grupos de visitantes, totalizando 4.834 pessoas, em sua maioria estudantes do ensino médio e universitários, oriundos de 50 municípios paranaenses e mais dois grupos internacionais, incluindo um de universitários intercambistas de Paris, França, e outro de Canoinhas, Santa Catarina. Entre as cidades do Paraná representadas no programa de visitas, estão Curitiba, Palmeira, São Jerônimo da Serra, Araucária, Campina Grande do Sul, Colombo, Rio Azul, São José dos Pinhais, Pato Branco, Coronel Vivida, Loanda, Ponta Grossa, Piraquara, Cascavel, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pinhais, Carambeí, Antônio Olinto, Pontal do Paraná, Telêmaco Borba, Palmas, Lapa, Porecatu, Quatro Barras, Reserva, Apucarana, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Castro, Paranavaí, União da Vitória, Tijucas do Sul, Cantagalo, Tomazina, Marechal Cândido Rondon, Rio Negro, Irati, Borrazópolis, Campo Mourão, Cruzeiro do Iguaçu, Rio Branco do Sul, Maringá, São Jorge do Ivaí, São João do Caiuá, Londrina e Japira.

A recepção dos visitantes é realizada pela equipe de Cerimonial, começando na portaria e seguindo para o Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio. Nesse espaço, é apresentado o funcionamento das audiências públicas e são destacadas obras como o painel de madeira de Poty Lazzarotto, de 1974, que simboliza os três poderes. Já no Salão Nobre, os visitantes têm contato com outras obras de arte e aprendem sobre a história política e legislativa do Paraná.

Durante as sessões plenárias, os visitantes podem acompanhar ao vivo os trabalhos dos deputados estaduais. Caso não haja sessão no momento da visita, o público tem acesso ao Plenário, o principal espaço de decisões legislativas do estado. Nesse local, destacam-se placas solenes que carregam marcos históricos, como a Lei Imperial de 29 de agosto de 1853, que oficializou a criação da Província do Paraná, e os nomes dos deputados da primeira legislatura, muitos dos quais batizam ruas pelo estado, como Brigadeiro Franco, Barão dos Campos Gerais e Comendador Roseira. Entre as placas mais recentes, uma marca um período de expressivo crescimento industrial e agrícola em 2003, enquanto outra, ao centro, exibe o Brasão de Armas do Estado do Paraná.

O Brasão, que data de 1910, possui como figura central um semeador, representando o trabalhador rural. Também inclui elementos como o Sol Nascente, o Gavião-real, três montanhas simbolizando os planaltos de Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava, além de ramos de Araucária que destacam as riquezas naturais do estado. Esses símbolos reforçam a identidade paranaense e conectam o público à história da região.

Todo o acervo da Assembleia, composto por obras de arte e itens históricos, é constantemente monitorado e preservado por especialistas. As peças estão catalogadas e integram o patrimônio cultural da Casa, possuindo significativo valor histórico e econômico.

Para participar das visitas guiadas, é necessário agendar previamente com a equipe do Cerimonial, apresentando um ofício com detalhes como nome da instituição (se aplicável), grau de escolaridade, idade, quantidade de participantes e dados para contato. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sendo recomendadas especialmente entre segunda e quarta-feira, quando ocorrem as sessões plenárias — às segundas e terças a partir das 14h30 e às quartas pela manhã.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3350-4007 ou no site www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!