O Ministério da Saúde anunciou que, nos próximos dias, enviará doses de vacinas contra a dengue para 29 municípios. Essas doses completarão a lista de 521 municípios selecionados para receber o imunizante até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já foram contempladas.
A vacinação contra a dengue teve início este mês e é direcionada a crianças de 10 e 11 anos, a partir deste ano, a imunização com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será estendida aos adolescentes de 12, 13 e 14 anos que residem nos 521 municípios selecionados.
Esses municípios foram escolhidos por apresentarem alta incidência da dengue tipo 2, que causa formas mais graves da doença.
A distribuição das vacinas foi determinada considerando as limitações de produção e oferta do imunizante, desenvolvido pelo laboratório Takeda. Com a chegada de mais lotes, a vacinação será expandida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste ano, foram adquiridas 5,2 milhões de doses da vacina, com previsão de mais 9 milhões para 2025.
A vacina Qdenga recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023, e em dezembro do ano passado foi anunciada sua incorporação ao SUS.
Seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos de dengue registrados na população: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e Distrito Federal.