WhatsApp
Facebook

O boletim mais recente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado nesta segunda-feira (6), informa que as fortes chuvas afetaram 364 municípios, impactando 873.275 pessoas. Até agora, foram confirmadas 83 mortes, com mais quatro em investigação, além de 291 feridos.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil decretou estado de calamidade pública em 336 municípios gaúchos. A lista foi publicada no domingo (5), em edição extra do Diário Oficial da União, após uma revisão da lista anterior.

Na última quinta-feira (2), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de calamidade em todo o estado, seguindo o decreto estadual publicado um dia antes.

Os temporais afetaram mais de dois terços dos municípios do Rio Grande do Sul. O reconhecimento da calamidade facilita o repasse de recursos para ações emergenciais e de reconstrução. Segundo nota divulgada pela comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais de 14,5 mil pessoas foram mobilizadas nas operações de resgate, que já salvaram mais de 25 mil pessoas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta vermelho para a região até esta terça-feira (6), indicando chuvas intensas, especialmente no sudeste do estado.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli