A partir da zero hora do dia 9 de julho, próxima quarta-feira, as tarifas de pedágio das rodovias administradas pela Arteris Litoral Sul serão reajustadas. A tarifa básica passará de R$ 5,20 para R$ 5,70, representando um aumento de 9,62%. O reajuste abrange trechos da BR-376 em São José dos Pinhais (PR), bem como trechos da BR-116/PR (Contorno Leste) e Santa Catarina. Segundo informações, o reajuste considera a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) com data-base em 22 de fevereiro de 2025 e inclui reequilíbrios contratuais previstos na concessão. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a medida por meio da Decisão SUROD nº 41/2025, divulgada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (3).
De acordo com a concessionária, entre os fatores que justificam o reajuste estão “despesas com desapropriações realizadas entre o 9º e o 16º ano da concessão, os custos com a manutenção e monitoração da obra de implantação do Ponto de Parada e Descanso (PPD) de Palhoça, a execução da obra de recuperação do terrapleno no km 668+880 da pista sul da BR-376 e encargos decorrentes do cumprimento da sentença arbitral relacionada à execução do Túnel 4 do Contorno de Florianópolis”.
Os novos valores serão aplicados nas cinco praças de pedágio sob gestão da Arteris Litoral Sul, localizadas nos municípios de São José dos Pinhais (PR), Garuva (SC), Araquari (SC), Porto Belo (SC) e Palhoça (SC). Essas localidades abrangem trechos das rodovias BR-116/PR (Contorno Leste), BR-376 (PR), BR-101 (SC) e o Contorno de Florianópolis.