O Paraná apresentou um crescimento acumulado de 11,9% no volume de serviços entre janeiro e setembro, alcançando o segundo melhor desempenho no Brasil e o primeiro na Região Sul, comparando com o mesmo período de 2022. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Mensal de Serviços.
No Sul do Brasil, o Paraná lidera, superando Santa Catarina, que cresceu 9,2%, e o Rio Grande do Sul, com 6%. Nacionalmente, o estado ficou atrás apenas do Mato Grosso, que obteve um crescimento de 18,1%, alcançando o topo da lista. Na terceira posição está o Tocantins, com 11,7%.
Os segmentos analisados pela pesquisa incluem atividades como transporte, hotelaria, turismo, academias, escolas, beleza, arquitetura, informática, técnicos especializados e telecomunicações.
Entre os segmentos que impulsionaram o crescimento no Paraná, destaca-se a categoria “Serviços profissionais, administrativos e complementares,” com uma variação de 17,1% nos nove primeiros meses. Em seguida, “Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” apresentou um crescimento de 13,9%, e “Serviços prestados às famílias” ficou em terceiro lugar, com aumento de 11,9%.
Na comparação com agosto, setembro teve um crescimento de 0,1%, e no acumulado de 12 meses, o volume de serviços aumentou 9,8%. No setor de turismo, o Paraná liderou na Região Sul, com um crescimento de 12,9% no acumulado de janeiro a setembro, ficando em terceiro lugar nacional, atrás de Minas Gerais (variação de 17,5%) e da Bahia (13,9%).
Foto: Gilson Abreu / AEN