A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) destaca a necessidade de higienizar reservatórios domiciliares de água, especialmente em casas de veraneio que ficam fechadas por longos períodos. A água parada perde a potabilidade, podendo causar problemas de saúde, e a manutenção deve ser realizada a cada seis meses.
Marcos Muniz, gerente da Sanepar no Litoral, explica que a companhia garante a qualidade da água fornecida até o ponto de entrega. “Com dois feriados se aproximando, é interessante que quem desce para o Litoral faça a higienização do reservatório de água antes das férias, quando a demanda nas praias aumenta. Essa recomendação é válida também para locações de imóveis”, ressalta.
A Sanepar investiu quase R$ 1,4 bilhão até setembro para ampliar sistemas de água e esgoto. Entre as recomendações, a companhia preparou um vídeo e lista de dicas disponíveis no site, permitindo que a limpeza seja feita por quem possui boas condições de saúde.
Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter uma caixa-d’água de no mínimo 500 litros. “Esse período que antecede o verão é propício para reavaliar as condições de reservação de água. Obviamente, a capacidade dependerá do uso”, observa Muniz.
Muniz também alerta para o uso racional da água. “Há intenso trabalho da Sanepar para adequar o abastecimento na temporada. No entanto, o desperdício pode trazer prejuízos coletivos”, afirma, destacando o desperdício com piscinas. Ele sugere cobrir e tratar a água das piscinas para evitar descarte desnecessário.
Para tratar a água da piscina, é recomendado o uso diário de uma colher de sopa de água sanitária para cada mil litros. A água sanitária, contendo hipoclorito, previne o crescimento de algas e bactérias. A Sanepar sugere encher piscinas antes das 10h ou após as 22h, fora dos horários de maior consumo.