WhatsApp
Facebook
Saiba como se prevenir da Dengue e contribuir para eliminar o Aedes aegypti

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, grande parte do país enfrenta uma temporada de chuvas propícias para o aumento da proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana.

De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses da Divisão de Epidemiologia, São José dos Pinhais notificou 476 casos de Dengue em 2023, dos quais 85 foram confirmados. Além disso, o painel registra 12 casos de Chikungunya e 5 de Zika.

Visando conscientizar a população sobre a importância de combater a proliferação do mosquito, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde (Sems), promoveu uma ação de conscientização na Praça 8 de Janeiro no Dia Nacional de Combate à Dengue, ocorrido na última quarta-feira (22).

A iniciativa teve como objetivo alertar os munícipes sobre a necessidade de eliminar possíveis criadouros do mosquito, distribuindo folhetos informativos e disponibilizando brinquedos educativos para quem transitava pelo local.

O Aedes aegypti, menor que os mosquitos comuns e com listras brancas na cabeça, pernas e tronco, deposita seus ovos acima da superfície da água. Com a chuva, os ovos entram em contato com a água, eclodindo e transformando-se em mosquitos. Infelizmente, quando infectados, esses mosquitos podem transmitir doenças por meio de suas picadas.

A prevenção contra a proliferação dessas doenças envolve a eliminação dos criadouros, e cuidados como evitar o acúmulo de água parada em pneus, quintais, garrafas e pratos de plantas, manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva, e descartar corretamente entulhos e lixo.

Alguns sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti incluem febre alta, dor no corpo e articulações, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo (Dengue); febre baixa ou ausente, erupção avermelhada na pele, conjuntivite não purulenta (Zika); febre, dores intensas nas articulações, dor nas costas (Chikungunya); e início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa (Febre Amarela Urbana). Fique atento aos sintomas e busque ajuda médica quando necessário.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli