Empresas do setor de proteína animal vão doar cerca de 2 milhões de quilos de carne bovina, suína e de frango aos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
O anúncio foi feito pelo governo federal após reunião na segunda-feira (27) entre representantes do setor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros. A quantidade doada é suficiente para preparar 6 milhões de refeições.
“Doações e logística para complementar as cestas básicas e ajudar as cozinhas solidárias com proteína nesse momento de necessidade”, afirmou o presidente Lula em suas redes sociais.
Durante a reunião, as empresas também ofereceram suas estruturas logísticas para distribuir os produtos, especialmente nas cerca de 590 cozinhas solidárias montadas no estado. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, informou que o governo será responsável por organizar e coordenar a rede de distribuição no estado.
“Isso será feito em organização com as entidades e o governo. Vou procurar o governador Eduardo Leite e o ministro Paulo Pimenta, que está organizando a ação, para criar uma rede de distribuição eficiente. Vamos coordenar a quantidade e o tipo de carne necessário em cada centro, garantindo um fornecimento constante e adequado”, explicou Fávaro.
Ele acrescentou que, diante da disposição do setor de carne em ajudar, o presidente Lula pretende envolver outros setores da economia para apoiar o estado.
“O presidente ficou muito emocionado com a resposta dos empresários e planeja convidar outros setores econômicos para alinhar uma ajuda organizada”, completou Fávaro.