Milhares de estudantes já podem verificar se foram contemplados com uma bolsa de estudos no ensino superior. O resultado da primeira chamada do Prouni 2026 foi divulgado na madrugada desta terça-feira (3) e está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação. O programa utiliza as notas das duas últimas edições do Enem para selecionar candidatos para bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.
Para 2026, o Prouni oferece um total de 594.519 bolsas, incluindo 274.819 integrais e 319.700 parciais, estas com desconto de 50% na mensalidade. De acordo com o MEC, esta edição do programa conta com a maior oferta de bolsas da história. O programa é direcionado a brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior.
Entre os cursos com maior oferta de bolsas estão Administração, Ciências Contábeis e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também há destaque para áreas como Gestão de Recursos Humanos, Direito, Engenharia de Software, Logística, Psicologia e cursos relacionados à área criminal, como Criminologia e Investigação e Perícia Criminal.
Os candidatos que não forem selecionados nesta primeira chamada ainda poderão tentar novamente. A segunda chamada está prevista para ser divulgada no dia 2 de março. Além disso, aqueles que não forem convocados nas duas listas terão a chance de manifestar interesse na lista de espera, entre os dias 25 e 26 de março. O resultado final desta etapa está previsto para o dia 31 de março. Todo o processo deve ser acompanhado exclusivamente pela plataforma oficial do MEC.
Para participar do Prouni, os estudantes precisam ter obtido uma pontuação mínima de 450 pontos de média no Enem e não podem ter zerado a redação. As bolsas integrais são voltadas a candidatos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário-mínimo e meio. Já as bolsas parciais são destinadas a quem possui renda de até três salários-mínimos por pessoa.
Paralelamente, começaram as inscrições para o Fies, programa que oferece financiamento estudantil para cursar a graduação em faculdades e universidades privadas. Para este semestre, o Fies disponibiliza mais de 67 mil vagas em instituições de ensino em todo o país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima sexta-feira (6), também por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.







