O prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 se encerra às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (6). Os candidatos devem se inscrever exclusivamente na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por todas as etapas das provas. Em suas redes sociais, o Inep divulgou um vídeo com o tutorial para a realização da inscrição.
Participantes que tiveram os pedidos de isenção da taxa de inscrição ou as justificativas de ausência em 2024 aprovados pelo Inep também precisam realizar a inscrição. Estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas, com inscrições pré-preenchidas automaticamente, devem confirmar os dados solicitados para garantir a participação nesta edição. Esses estudantes estão isentos do pagamento da taxa, medida que busca estimular sua participação e simplificar o processo de inscrição.
Uma das novidades do Enem 2025 é o retorno da possibilidade de uso da prova para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio ou da declaração parcial de proficiência. Podem se inscrever para esta finalidade:
– Candidatos com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio;
– Participantes que alcançarem a pontuação mínima de 450 pontos em cada área do conhecimento;
– Quem obtiver pelo menos 500 pontos na redação.
O exame também oferece oportunidade a participantes “treineiros”, definidos pelo Inep como aqueles que concluirão o ensino médio após 2025 ou que querem apenas testar seus conhecimentos. O prazo para solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social também termina hoje. Ambas as situações precisam ser indicadas durante o processo de inscrição.
Para atendimento especializado, os interessados devem enviar a documentação comprobatória por meio da Página do Participante. Candidatos que já tiveram a documentação aprovada pelo Inep entre 2021 e 2024 não precisam reapresentá-la. A lista de documentos aceitos e situações previstas consta no edital do Enem 2025. Pessoas com deficiência auditiva ou surdez podem acessar o conteúdo do edital em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no canal do Inep no YouTube.
O nome social é uma opção exclusiva para participantes travestis, transexuais ou transgêneros que desejam ser identificados conforme sua identidade de gênero. É necessário que o nome social esteja cadastrado na Receita Federal, pois ele será utilizado em documentos como o cartão de confirmação de inscrição e as provas.
Para os candidatos que não possuem isenção, o pagamento da taxa de R$ 85 deve ser feito até a próxima quarta-feira (11). Participantes com solicitações de isenção recusadas ou justificativas de ausência não aceitas também precisam efetuar o pagamento via Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). O boleto estará disponível na Página do Participante e o pagamento pode ser realizado via Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. O QR Code para pagamento por Pix estará no boleto gerado no sistema.
Não será gerado boleto em duas situações específicas: para estudantes concluintes do ensino médio em 2025 matriculados na rede pública (regular ou EJA) e para candidatos que pretendem utilizar o Enem 2025 para certificação do ensino médio ou declaração de proficiência e que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
As provas do Enem 2025 ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro em todos os estados e no Distrito Federal. Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão realizadas em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém no período.
O formato do exame permanece o mesmo, com quatro provas objetivas de 45 questões e uma redação. No primeiro dia, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder às questões de redação, língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e áreas afins. O segundo dia contará com 5 horas de prova para avaliar os conteúdos de química, física, biologia e matemática.
O Enem é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).