Quem optou por parcelar o pagamento do IPTU 2024 em dez vezes deve ficar atento: a última parcela vence nesta sexta-feira (20). Para gerar a guia, é necessário acessar o site da Prefeitura de Curitiba e preencher os dados solicitados. O tributo incide sobre 966.843 imóveis, sendo que 135 mil (14%) são isentos, um aumento em relação ao ano passado, quando 127 mil estavam isentos.
Como em anos anteriores, o contribuinte recebeu o documento em casa com as informações para pagamento à vista e da primeira parcela. As guias para as parcelas seguintes precisam ser emitidas no site da prefeitura ou pelo Curitiba App. Pela internet, é possível gerar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) inserindo a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.
O DAM pode ser quitado nos bancos conveniados, em caixas eletrônicos, por internet banking ou via PIX. Também há a opção de pagamento com cartão de débito ou crédito, ou ainda o débito automático. Os bancos que aceitam o pagamento do IPTU 2024 são Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú/Unibanco, Sicredi, Sicoob, Mercantil e Ailos.
Para quem escolheu o débito automático, a primeira parcela foi descontada no dia 28 de março, e as demais no dia 20 de cada mês. Cidadãos sem acesso à internet podem emitir as guias presencialmente, com ou sem agendamento, nos núcleos da Secretaria de Finanças das Ruas da Cidadania ou na sede da Prefeitura.
A prefeitura ampliou o atendimento ao contribuinte e oferece esclarecimentos sobre o IPTU 2024 no Portal da Secretaria de Finanças, por atendimento telefônico exclusivo pela Central 156, disponível pelo telefone 156, no App Curitiba 156 ou no site correspondente. Também é possível tirar dúvidas via WhatsApp pelo número (41) 9876-2903.
O atendimento presencial está disponível nas dez unidades regionais da Secretaria de Finanças localizadas nas Ruas da Cidadania e na sede da Prefeitura, no Centro Cívico. O atendimento pode ser realizado com ou sem agendamento. Para quem prefere marcar horário, é necessário fazer o agendamento prévio por meio do portal online.
O IPTU é a segunda maior fonte de arrecadação de Curitiba, ficando atrás apenas do ISS. Os recursos arrecadados com o imposto são revertidos em obras, investimentos e melhorias em saúde, educação e segurança para a população.