A comunidade portuária dos portos do Paraná anunciou a doação de R$ 875 mil para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
A iniciativa, liderada pela Portos do Paraná, envolve 17 empresas, sindicatos, cooperativas e outros órgãos que atuam nos portos paranaenses, com o apoio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), essas entidades farão doações conforme as necessidades do estado vizinho.
“Esta é uma ação em prol dos nossos irmãos do Rio Grande do Sul, algo extremamente necessário, pois qualquer um de nós poderia estar na mesma situação. Além disso, as doações refletem a missão da Portos do Paraná de zelar pelo bem das nossas comunidades”, destacou o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.
Para agilizar a compra dos materiais, foi criado um fundo virtual, administrado pelas empresas envolvidas, que serão responsáveis por comprar e definir a logística das entregas. As empresas farão as aquisições conforme as indicações do MPOR sobre os materiais e quantidades necessárias.
“A Portos do Paraná mobilizou a comunidade portuária, que prontamente aceitou participar desta ação humanitária em prol das vítimas no Rio Grande do Sul. Estamos planejando todo o processo logístico para a entrega das doações”, explicou o secretário geral da Presidência da Portos do Paraná, Felipe Gama.
As doações foram feitas por diferentes setores com atividades no complexo portuário de Paranaguá e Antonina, incluindo:
- Agrária (Cooperativa Agrária Agroindustrial)
- Cargill
- Cattalini Terminais Marítimos S.A.
- Centro Sul Serviços Marítimos
- Cotriguaçu (Cooperativa Central Regional Iguaçu)
- Engine Brasil
- FTSpar
- Grupo Interalli
- Harbor Operações Portuárias
- Liquipar Operações Portuárias
- PASA Operações Portuárias
- Portos do Paraná
- Rocha Terminais Portuários e Logística
- Sindapar (Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Paraná)
- Sinprapar (Sindicato dos Práticos dos Portos e Terminais Marítimos do Estado do Paraná)
- Terin Terminais Inteligentes
- Tucumann Engenharia e Empreendimentos
Do total doado, R$ 75 mil foram arrecadados com a abertura de um lote extra de inscrições para a Corrida do Porto, especificamente para este fim. O primeiro lote de 1.500 inscrições, também com cunho beneficente, será revertido em cestas básicas para famílias de baixa renda do litoral paranaense. O evento, único no mundo a ser realizado dentro do cais de um porto, acontecerá no dia 09 de junho, com modalidades de caminhada, 5 km e 10 km.