A Prefeitura de Ponta Grossa decretou Situação de Emergência de saúde pública devido ao aumento no número de casos de dengue na cidade. O decreto nº 23.222 foi assinado pela prefeita Elizabeth Silveira Schmidt e publicado em Diário Oficial nesta sexta-feira (12).
No decreto, o município ressalta o aumento de casos suspeitos e confirmados autóctones das últimas quatro semanas epidemiológicas da dengue.
A Situação de Emergência autoriza o município a adotar as medidas administrativas necessárias para o enfrentamento da doença e ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), divulgado em 9 de abril, Ponta Grossa possui 736 casos confirmados de dengue, sendo 363 casos autóctones, ou seja, contraídos no próprio município.
Sintomas de dengue:
- Febre alta;
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Em casos de agravamento da doença, o paciente ainda pode apresentar:
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos;
- Sangramento de mucosa;
- Irritabilidade.
É importante destacar que existem outras doenças com sintomas semelhantes à dengue, como a gripe. Os sintomas da gripe incluem febre, coriza, dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça, dores articulares, diarreia, vômito, fadiga, prostração, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes.