WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - PIS 2024: trabalhadores nascidos em setembro e outubro receberão abono salarial na próxima semana

A Caixa Econômica Federal iniciará o pagamento do abono salarial 2024, referente ao ano-base 2022, para os trabalhadores nascidos em setembro e outubro. O crédito será efetuado no dia 15 de julho, conforme calendário de pagamento baseado na data de nascimento do beneficiário.

Os valores do abono salarial variam de acordo com os dias trabalhados durante o ano-base 2022, segundo o Ministério do Trabalho, 24,8 milhões de pessoas têm direito ao benefício até o final do calendário, englobando 21,9 milhões da iniciativa privada e 2,9 milhões do serviço público.

Os beneficiários podem consultar mais detalhes sobre o abono salarial através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, portal Gov.br, ou nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e das Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158.

Para receber o abono salarial, é necessário estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos e ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias em 2022. O empregador também deve ter fornecido as informações corretas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial referente ao ano-base.

Anteriormente, os pagamentos do PIS e do Pasep tinham calendários diferentes, mas agora estão unificados. O pagamento será realizado entre 15 de fevereiro e 27 de dezembro, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.

O valor do abono salarial é proporcional aos meses trabalhados em 2022, calculado com base no salário mínimo vigente, atualmente R$ 1.412, resultando em R$ 117,66 por mês trabalhado. O pagamento do PIS será realizado pela Caixa Econômica Federal, podendo ser creditado em conta-corrente, conta poupança, aplicativo Caixa Tem ou em agências e lotéricas. Já os depósitos do Pasep serão feitos pelo Banco do Brasil, via crédito em conta, transferência TED, Pix ou presencialmente nas agências bancárias.

Este texto foi redigido seguindo as normas jornalísticas de estrutura direta, temporalidade, ausência de figuras de linguagem, apresentação de dados claros e linguagem acessível ao público.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli