WhatsApp
Facebook
Pinhais será sede do planetário mais moderno da América Latina

Com um investimento de 40 milhões de reais, o Paraná está prestes a se tornar o lar do planetário mais moderno da América Latina. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que assinou nesta segunda-feira (26) o contrato para os projetos arquitetônicos e de engenharia do novo planetário do Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais.

A decisão veio após a conclusão de um concurso nacional, promovido pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), com o apoio da Primeira-Dama, que selecionou os melhores projetos arquitetônicos para o local. Os vencedores, os arquitetos Gabriel Grothge Faria e Rita de Cássia Nardo, foram premiados com R$ 60 mil pelo seu design inovador.

O novo planetário promete ser um centro de referência para a divulgação científica, educação, inovação e turismo cultural. Ele servirá não apenas aos estudantes da rede de educação pública e privada, mas também a turistas e à comunidade local.

“É um projeto que passa pelo nosso plano de ter a melhor educação do Brasil, mas não se limita a isso. Além de ser usado para que nossos estudantes tenham contato com a ciência na prática, também será um local que poderá ser visitado por alunos de outros estados e até por famílias inteiras, como uma atração turística”, disse Ratinho Junior.

O planetário permitirá simulações do céu e movimentações de mais de 9 mil corpos celestes em alta definição, além de projetar animações, shows, vídeos e outros conteúdos com resolução excepcional, oferecendo uma experiência imersiva de última geração.

Luciana Saito Massa, a Primeira-Dama, destacou a importância do projeto para a modernização do Parque da Ciência. “Conheci o Parque da Ciência e fiquei encantada com o que vi. Levamos o projeto de modernização do local ao governador, que comprou a ideia, entendendo a importância que a nova estrutura terá para o ensino das crianças do nosso Estado. Com isso, fizemos o concurso, que escolheu projetos maravilhosos para dar sequência ao plano de construção do planetário”, afirmou.

O processo de construção do planetário começará com uma licitação internacional prevista para o início de 2025, e espera-se que as obras sejam concluídas em cerca de 12 meses. A previsão é de que a nova estrutura atraia cerca de 140 mil visitantes ao ano.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!