De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as condições de tempo chuvoso persistem até quarta-feira (04). A partir de quinta (05), o tempo volta a apresentar estabilidade, com predomínio de sol e temperaturas elevadas em todo o Estado. No domingo (1), um sistema de baixa pressão causou chuvas intensas e ventos fortes em diversas regiões do Paraná.
Os maiores acumulados de chuva no domingo foram registrados em Diamante do Norte (INMET), com 38,6 mm, Cidade Gaúcha (INMET), com 29,2 mm, Guaraqueçaba, com 24,2 mm, e Morretes, onde o volume chegou a 21 mm. As rajadas de vento mais intensas ocorreram em Guaíra (63 km/h às 15h30), Loanda (77 km/h às 14h15), Maringá (68 km/h às 14h15), Cidade Gaúcha (INMET) (74,9 km/h por volta das 16h) e Marechal Cândido Rondon (INMET), com 61,9 km/h por volta das 16h.
Em Curitiba, a chuva foi forte em alguns bairros no início da noite de domingo. Estações meteorológicas da prefeitura registraram volumes acumulados em apenas 10 minutos: 10,8 mm na CIC, 6,8 mm no Portão e 4,8 mm no Boqueirão. As rajadas de vento chegaram a 54 km/h às 19h15 no Jardim das Américas (Simepar), 54,7 km/h no bairro Boa Vista às 19h20 (Prefeitura) e 71,3 km/h às 19h no bairro Portão. Outras rajadas notáveis foram registradas pela Prefeitura, incluindo 54,4 km/h às 12h40 no Boqueirão e às 14h10 em Santa Felicidade.
“A semana segue com fluxo constante de ar quente e úmido sobre o Paraná, o que mantém a formação de nuvens de chuva, especialmente entre a tarde e a noite na maioria das regiões paranaenses”, explicou Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.
Nesta segunda-feira (02), as temperaturas no Litoral deverão ser um pouco mais amenas devido à maior presença de nuvens, variando em torno de 25°C em Matinhos e Guaratuba, e chegando a 27°C em Paranaguá, Antonina e Morretes. Em Foz do Iguaçu e Cascavel, as máximas serão de 31°C e 30°C, respectivamente. No Norte do Paraná, as temperaturas devem se situar entre 28°C e 29°C, enquanto que nos Campos Gerais e Curitiba a previsão é de máxima de 27°C.
“As temperaturas seguem parecidas, e a chuva deve ser mais abrangente na terça-feira, pois o fluxo de ar quente e úmido vem da região Centro-Oeste do Brasil, passa pelo Paraguai e chega até o estado do Paraná de forma bem expressiva, mantendo essa formação de nuvens”, destacou Lizandro Jacóbsen.
Na quarta-feira (04), a chuva à tarde ainda é esperada no Interior do Paraná. Além disso, um sistema de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico trará impactos mais significativos para o Litoral e Curitiba. “Em Curitiba, a previsão é de algumas rajadas de vento mais persistentes, enquanto que entre a Serra do Mar e as praias, além do vento, a chuva também ficará mais intensa, podendo ocorrer acumulados expressivos”, acrescentou o meteorologista.
Na quinta-feira (05), o cenário no Leste será semelhante, mas a intensidade dos ventos e das chuvas diminuirá ao longo do dia. O Interior, por sua vez, terá predomínio de sol. Por fim, na sexta-feira (06), o tempo ficará estável em todo o Paraná, com predomínio do sol, favorecendo o aumento das temperaturas em todas as regiões.







