WhatsApp
Facebook
Paraná promove festas juninas, gastronomia e cultura para atrair turistas no inverno

O Governo do Estado, por meio do site Viaje Paraná, selecionou eventos, festivais, feiras e festas religiosas para atrair turistas no inverno. A ação faz parte de uma campanha que destaca pousadas charmosas, vinícolas premiadas, cervejarias e opções de descanso em meio à natureza.

Com temperaturas próximas de 0º em algumas cidades, o frio torna-se um convite para os amantes do inverno. Para isso, o Viaje Paraná, junto à Secretaria do Turismo (Setu-PR), separou eventos e festivais culturais gratuitos e pagos para movimentar o turismo no Estado.

Arraiás e Festas Juninas

Em Foz do Iguaçu, a tradicional Festa Maína, organizada pela Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, ocorre entre 23 e 25 de maio, com shows, danças típicas, praça de alimentação e exposição de artesanato.

Curitiba receberá a maior festa junina de sua história no Parque Barigui, de 19 a 22 de junho, durante o feriado de Corpus Christi. Esperada por 30 mil pessoas, a festa contará com gastronomia, atrações culturais e shows. Os ingressos já estão à venda.

No Oeste, Cascavel terá duas festas religiosas: a Festa da Paróquia Santo Antônio, de 13 a 15 de junho, e a 47ª Festa de São João Batista, de 20 a 22 de junho. Ambas oferecem comidas típicas, música e celebrações tradicionais.

No Sudoeste, São João promove entre 19 e 21 de junho o evento que inclui a maior Fogueira de São João do Brasil, segundo os organizadores, além de shows musicais, cultura típica e entrada gratuita.

Em Goioerê, o Arraiá das Candeias acontece nos dias 24 e 25 de maio, com música, comidas típicas e apresentações culturais organizadas pela Paróquia Nossa Senhora das Candeias. Campo Mourão realiza o Louvor Junino em 14 de junho e Ibiporã celebra a 47ª Festa Junina dos dias 7 a 15 de junho.

Na faixa litorânea, Pontal do Paraná promove o Arraiá Caiçara de 26 a 29 de junho, no Centro de Eventos do Balneário Marissol, com música, culinária e atividades culturais locais.

Gastronomia e Festivais

Curitiba sedia o Prêmio Queijo do Paraná no Museu Oscar Niemeyer nos dias 29 e 30 de maio. A edição deste ano superou recordes com 515 queijos inscritos, contemplando 21 categorias e destacando a produção estadual de queijos finos e artesanais.

Salgado Filho, no Sudoeste, realiza a Festa do Vinho e do Queijo de 11 a 13 de julho, e, no Noroeste, Campo Mourão promove a 30ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco de 10 a 13 de julho. Paralelamente, Curitiba recebe a Festa do Frango, Polenta e Vinho entre 4 e 6 de julho.

A capital também terá o Festival de Inverno do Centro Histórico entre 26 e 29 de junho, promovendo encontros entre gastronomia e cultura. Já nos Campos Gerais, Prudentópolis será palco da Festa Nacional do Feijão Preto, entre 15 e 17 de agosto, famosa pela “maior feijoada do Brasil”, de acordo com os organizadores.

Municípios litorâneos como Paranaguá, Guaratuba, Pontal do Paraná e a Ilha do Mel celebram a temporada da tainha nos meses de maio a julho, com festas gastronômicas dedicadas à culinária à base do famoso peixe.

Tradições e Raízes

Curitiba destaca feiras e tradições típicas, começando com a Feira de Malhas, Fios e Couros entre 30 de maio e 8 de junho e o Festival Folclórico de Curitiba, que acontece de 30 de junho a 10 de julho.

Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, realiza a FesCafé, de 4 a 7 de julho, em um evento que celebra a cultura do café. Em Prudentópolis, a XIV Semana da Comunidade Ucraniana ocorre de 18 a 24 de agosto, destacando tradições locais.

Já a 32ª Feira da Louça de Campo Largo, o Londrina Matsuri e a FrutFest de Carlópolis são outros exemplos que reforçam o charme do inverno no Paraná.

Os turistas poderão desfrutar de uma ampla variedade de culinária típica, festas tradicionais e celebrações culturais que enriquecem a experiência turística do Estado durante a temporada de frio.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:47:47)
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!