O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, anunciaram nesta terça-feira (11) a convocação de mais 1.034 professores para integrar a rede estadual de ensino do Paraná a partir do segundo semestre deste ano. Os novos docentes foram aprovados no concurso público realizado em 2023 pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) e devem ser nomeados em junho.
“Mais de 3,4 mil profissionais aprovados no concurso já assumiram seus postos nas escolas da nossa rede estadual. E agora, vamos convocar mais 1.034 professores para entrar a partir de julho na rede estadual do nosso Estado. Eles vão atuar na rede pública do Estado que tem a melhor educação do Brasil”, afirmou o governador Ratinho Junior.
A SEED está concluindo o edital com a relação dos convocados, que será encaminhado à Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SEAP), responsável pelas contratações do Paraná. A publicação do edital de convocação, com as informações sobre a realização de exames médicos, está prevista para ocorrer na segunda quinzena de março na página do Instituto Brasileiro de Informação e Capacitação (IBFC), organizador do concurso. Os novos profissionais irão ocupar vagas em escolas estaduais em diferentes disciplinas, com carga horária de 20 a 40 horas semanais, de acordo com a aprovação em um ou dois cargos.
Com essa nova etapa, o número de convocados ultrapassará 4,4 mil profissionais nomeados para o ensino estadual em todos os núcleos regionais do Paraná. Desde 2023, aproximadamente 3,4 mil professores e pedagogos já foram nomeados. “Fechamos agora quase 4,4 mil professores e pedagogos chamados por esse concurso, que foi aguardado por mais de dez anos pelos profissionais de educação do Paraná. São milhares de docentes que vão atuar no ensino da rede estadual, que tem cerca de 2 milhões de alunos”, destacou o secretário Roni Miranda.