Representantes das coligações “Campina Grande do Sul Nossa Bandeira” e “A Campina Que a Gente Quer”, além do Ministério Público, da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e da Justiça Eleitoral estiveram reunidos no Fórum Eleitoral nessa quarta-feira (2) para definir o horário e locais das carreatas previstas para acontecer no próximo sábado (5).
A reunião aconteceu para evitar desordem envolvendo os dois grupos políticos que tinham agendados para o mesmo dia suas carreatas. “Para evitar que os eventos acabassem se ‘cruzando’ durante o trajeto e, consequentemente, houvesse algum tipo de provocação entre os opositores políticos e seus apoiadores, ainda para a preservação da ordem pública, após consenso entre os organizadores, foi reajustado em duas horas entre as carreatas para escoamento do fluxo de veículos”, disse o comandante da 3ª do 29º BPM, capitão Mazon, que esteve presente na reunião.
Anteriormente, as duas coligações haviam programado suas carreatas para término e início entre 16h e 16h30, respectivamente. Com as mudanças ficou estipulado que a “Coligação Campina Grande do Sul” encabeçada por Luiz Assunção (PSB) inicie a programação às 10h e encerre às 15h. Já a coligação “A Campina Grande Que a Gente Quer” que tem Serginho (PL) como majoritário na chapa, inicie a carreatas às 17h com encerramento às 20h.
As carreatas estão previstas dentro da legislação eleitoral, desde que cumpridas regras determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para a véspera das eleições, ou seja, no sábado (5), o horário para que as carreatas, passeatas e distribuição de material de campanha aconteça é até as 22h. A exigência é em cumprimento a Lei n.º 9.504/1997, art. 39, § 9º; e Res.-TSE n.º 23.610/2019, art. 16.
Presenças
Estiveram presentes na reunião o comandante da 3ª Cia do 29 Batalhão da Polícia Militar, capitão Mazon; o representante do Ministério Público, promotor Octacílio Sacerdote Filho; a juíza eleitoral Drª Paula Candeo; o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública Cláudio Adão Crozetta, além dos representantes das coligações André Santos (A Campina Que a Gente Quer) e Drª Bruna Ferrarini Berleis (Campina Grande do Sul Nossa Bandeira).