A Operação Cidade Segura, coordenada pelo 29° Batalhão da Polícia Militar do Paraná, já contabiliza três edições realizadas em abril. As ações promovem reforço no policiamento e intensificação das abordagens nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com foco em áreas com maiores índices de violência e irregularidades no trânsito.
A primeira edição ocorreu no dia 7 de abril, com lançamento às 14h em frente à 3ª Companhia do 29° BPM, em Campina Grande do Sul. Contando com quatro viaturas, a operação teve foco na fiscalização de motocicletas. Ao todo, foram abordadas 23 motos e 27 pessoas. Uma motocicleta foi recolhida ao pátio da PM.
A segunda edição foi realizada no dia 10 de abril, das 14h às 20h, com o lançamento oficial na Rua Leonardo Francischelli, no Jardim Paulista, com abrangência também em Quatro Barras. A ação contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o prefeito de Campina Grande do Sul Luiz Assunção. Sob o comando do tenente Martinelli, a operação mobilizou 12 viaturas e 24 policiais militares. Os resultados incluíram 31 pessoas abordadas, 22 motocicletas fiscalizadas (com uma recolhida), 3 carros vistoriados (um deles com alerta de furto/roubo e outro recolhido) e o cumprimento de um mandado de prisão.
A terceira edição, considerada a de maior abrangência até o momento, aconteceu no dia 16 de abril, entre 13h e 19h. As ações foram realizadas simultaneamente em Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Pinhais, com policiamento ostensivo, bloqueios de trânsito e patrulhamento em áreas previamente mapeadas como críticas.
Segundo comando do 29°BPM, as três edições fazem parte de uma estratégia contínua para aumentar a sensação de segurança e coibir práticas criminosas em toda a RMC.