As obras do novo Contorno Sul de Curitiba devem começar em outubro, com o objetivo de reduzir em 40% o tráfego da região. A informação foi confirmada pelo secretário de Cidades do Paraná, Guto Silva, em entrevista à BandNews FM na manhã desta segunda-feira (01). Segundo o secretário, a última etapa antes do início dos trabalhos é a finalização do licenciamento da obra, que deve ser concluído ainda em setembro.
O novo contorno terá quase 10 quilômetros de extensão e passará pelos municípios de Balsa Nova e Araucária, com ligação até Fazenda Rio Grande. De acordo com Guto Silva, as obras terão duração prevista de pouco mais de dois anos.
Guto Silva assumiu a Secretaria das Cidades em março deste ano, após atuar na pasta de Planejamento e na Casa Civil do Paraná. O secretário também possui experiência em comércio exterior e acompanha os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre as importações brasileiras. “O Paraná sentiu pouco os impactos, mas todo o crédito colocado à disposição já foi tomado por empresários principalmente do setor florestal”, explicou.
O nome de Guto Silva aparece como preferência do governador Ratinho Junior para sucedê-lo nas eleições de 2026. Antes de assumir cargos no executivo estadual, o secretário foi deputado estadual por dois mandatos, entre 2015 e 2022. Natural de Maringá, Silva não confirma oficialmente sua pré-candidatura pelo PSD, mas afirma estar “focado no cargo atual” e se declara feliz com a possibilidade.
A íntegra da entrevista de Guto Silva, que abordou também temas como o envelhecimento da população e investimentos em diferentes regiões do estado, está disponível no site bandnewscuritiba.com.