WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Obras de revitalização na orla de Matinhos atingem 94,21% em maio

O boletim divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Instituto Água e Terra (IAT) informa que as obras de revitalização da Orla de Matinhos atingiram 94,21% em maio. O levantamento é realizado em conjunto com o Consórcio Sambaqui, responsável pelas obras, vencedor da licitação pública.

Em relação a abril, o maior avanço ocorreu no assentamento do novo sistema de microdrenagem, que passou de 37,2% para 40,6%.

Essa é a maior intervenção urbana da história do Litoral do Paraná, com um investimento de R$ 354,4 milhões por parte do Governo do Estado, já considerando atualização dos custos e adequação do projeto – o contrato original era de R$ 314,9 milhões. A recuperação está dentro do cronograma, com previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano.

“É um grande projeto que o Governo do Estado conseguiu concretizar. Estamos na fase final de implantação. No próximo verão, os turistas que visitarem Matinhos encontrarão um balneário completamente revitalizado”, disse o diretor-presidente do IAT, José Luiz Scroccaro. “Os guias-correntes, por exemplo, vão minimizar em muito os problemas das cheias na cidade. E, somados aos espigões e headlands, darão uma melhor vida útil para a areia”, acrescentou.

Além da implantação desse novo sistema de drenagem urbana, capaz de reduzir os impactos de alagamentos e cheias devido a fortes chuvas ou ressacas intensas em Matinhos, o projeto avança na urbanização do município. Em Caiobá, a conclusão está em 97%, restando apenas alguns acabamentos. Nos demais balneários, como Flamingo, Riviera e Praia Grande, está em 83,5%. Paralelamente, o Estado avança na instalação do novo sistema de iluminação inteligente.

As outras estruturas, como o espigão da Praia Brava, os guias de correntes da Avenida Paraná e de Matinhos e os headlands dos balneários Riviera e Flórida, estão concluídas. Também foram lançados 100% dos tetrápodes em todos os pontos de revitalização da orla: Praia Brava (340 peças), Flórida (681), Riviera (681), Rio Matinhos Norte (469), Paraná Sul (1.241) e Rio Matinhos Sul (1.259). Os tetrápodes são peças de concreto com cerca de 3 metros de altura e 4,3 metros cúbicos de volume, pesando, cada uma, entre 10 e 12 toneladas. São equipamentos essenciais para evitar possíveis danos às estruturas marítimas.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Alteração do nome