O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (2) do lançamento do projeto do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, que visa dobrar e modernizar a movimentação de cargas na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A estrutura será erguida pela empresa Multilog, vencedora da licitação da Receita Federal e atual operadora do porto seco da cidade.
Com um investimento previsto de R$ 500 milhões, a nova instalação será construída em uma área de 550 mil metros quadrados, às margens da rodovia BR-277, fora da área urbana de Foz do Iguaçu. Isso a tornará facilmente acessível à Perimetral Leste e à Ponte de Integração Brasil-Paraguai, obras conjuntas do Governo do Estado, governo federal e Itaipu Binacional. O terminal terá uma infraestrutura mais ampla e robusta, facilitando o comércio entre os três países, e prevê a geração de 3 mil empregos diretos e indiretos.
“Paraguai e Argentina são parceiros estratégicos do Paraná, e Foz do Iguaçu, por sua localização, tem potencial para ser a central logística da América do Sul”, afirmou Ratinho Junior. “A cidade é a porta de entrada no Brasil para os produtos desses países e precisa estar preparada para essa demanda”.
Ratinho Junior destacou os investimentos feitos para fortalecer os diferentes modais logísticos na região. Foz do Iguaçu tem recebido obras importantes, como a Ponte de Integração, a Perimetral Leste, a duplicação da Rodovia das Cataratas e a modernização do Aeroporto Internacional das Cataratas.
“A construção do porto seco se alinha com essas obras, agilizando os processos logísticos, o desembaraço alfandegário e facilitando o transporte de produtos. Tudo isso contribui para atrair investimentos para o município”, ressaltou o governador.
A primeira fase do projeto, com investimento inicial de R$ 240 milhões, começará ainda neste semestre. Esta etapa inclui a área de pátio, de 197 mil metros quadrados, destinada aos caminhões. A parte de armazenagem e vistoria contará com 7,2 mil metros quadrados de área coberta fechada, incluindo mais de 600 metros quadrados de câmara fria, com três docas exclusivas para produtos que requerem temperaturas controladas.
O complexo terá equipamentos modernos, como balanças de elevada precisão e scanner de cargas. Câmeras avançadas serão instaladas para vigilância interna e externa, garantindo a segurança do local. Haverá quatro portões de entrada e dois de saída, com uma entrada e saída específicas para cargas especiais. Os acessos serão totalmente automatizados, com sistemas de pesagem e identificação de veículos.
Além disso, a estrutura contará com uma área de 1,9 mil metros quadrados destinada aos motoristas, com espaços para descanso e permanência, garantindo seu conforto e bem-estar.