A possibilidade de geada anteriormente prevista para o fim de maio e início de junho pode não mais ocorrer em Curitiba, de acordo com a nova atualização do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A mínima, que estava estimada com valores muito baixos, foi revisada para temperaturas mais altas.
Na manhã de quarta-feira (21), o mapa do site do Simepar indicava uma mínima de 4°C para o dia 31 de maio e 1°C para o dia 1º de junho. Contudo, a previsão atualizada nesta quinta-feira (22) aponta mínimas de 11°C e 14°C para as respectivas datas.
Em nota enviada à Tribuna no início da semana, o Simepar esclareceu que a previsão disponível em seu site para os 399 municípios do Paraná é apenas um indicativo e que é ajustada duas vezes ao dia por um modelo meteorológico. “Como o sistema atmosférico tem alterações constantes e o modelo é atualizado no site duas vezes ao dia, a previsão que estava indicada pode sofrer alterações. Por este motivo, é recomendável acompanhar a palavra do meteorologista, que está na página inicial do site do Simepar, e os boletins emitidos diariamente pela equipe de meteorologistas e divulgados nas redes sociais e no canal de Whatsapp do Simepar”, informou a instituição.
O Simepar também destacou que a previsão de geada se torna mais precisa conforme a data se aproxima. A recomendação é que todos acompanhem o Alerta Geada, serviço disponível desde 1995 em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR). O alerta é divulgado na página inicial do site do Simepar e traz informações detalhadas sobre os locais e a intensidade das geadas com até 72 horas de antecedência em todo o estado do Paraná.