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Lote 1 Modernizará Conexões de Araucária, Porto Amazonas, Campo Largo e Lapa, na RMC

Três importantes vias de ligação entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) estão inseridas no Lote 1 das novas concessões rodoviárias do Paraná, totalizando 123,15 quilômetros. As estradas em questão são a PR-427, que conecta a Lapa a Porto Amazonas, a PR-423, que liga Araucária a Campo Largo, e a BR-476, que conecta a Lapa a Araucária.

O edital, publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), delineia planos para a duplicação, acréscimo de faixas, construção de viadutos, trincheiras, marginais, acostamentos e outras melhorias. O leilão está programado para o dia 25 deste mês.

Esta é a terceira parte de uma série da Agência Estadual de Notícias (AEN) que explora as principais intervenções do Lote 1. As matérias anteriores abordaram melhorias no Contorno Norte e no Contorno Sul de Curitiba, bem como duplicações e obras na BR-277. Outras reportagens serão publicadas até sexta-feira (18).

PR-427 – Este trecho de 41,22 km liga a Lapa a Porto Amazonas e será concedido à iniciativa privada, mas receberá diversas melhorias para aprimorar a segurança e trafegabilidade. A implantação de terceiras faixas ao longo de segmentos críticos, totalizando 38,07 km (19,03 km em direção crescente e 19,04 km em direção decrescente), é um destaque. Além disso, oito acessos serão regularizados e adequados, e 11 pontos críticos de acidentes, caracterizados por curvas acentuadas, terão seus traçados corrigidos.

O trevo que marca o início do trecho, no entroncamento com a Rodovia do Xisto (BR-476), na área urbana da Lapa, será substituído por um viaduto do tipo diamante. Três interseções em nível, modelo X, serão instaladas nos acessos à PR-433 (Futuragro) e à Agrofrança, bem como no perímetro urbano de Porto Amazonas, após a ponte do Rio Iguaçu. Adicionalmente, uma passagem de fauna entre o km 58 e o km 64, bem como caixas de contenção de líquidos perigosos em cruzamentos com cursos d’água, estão planejadas.

PR-423 – Este trecho de 27,93 km será duplicado a partir do viaduto de Araucária até o viaduto sobre a variante da BR-277 em Campo Largo. Além disso, cinco interseções em desnível, como viadutos e trincheiras, serão implementadas. Destas, duas serão do tipo diamante, e uma delas será no trevo da Rua João Stukas, historicamente afetado por acidentes. Uma interseção do tipo trombeta, e duas interseções em nível, modelo X, também serão construídas. Novas trincheiras estão planejadas para as áreas de Araucária e Campo Largo.

BR-476 (Rodovia do Xisto) – Este trecho de 54 km será majoritariamente duplicado entre Araucária e Contenda, bem como de Contenda até a Lapa, totalizando 41,70 km duplicados. Para o trecho entre Araucária e Curitiba, que já é duplicado, faixas adicionais em ambas as direções, totalizando 8,86 km, serão executadas. Novas vias marginais serão implementadas, bem como diversas interseções em desnível do tipo diamante e outras melhorias de acessibilidade. Além disso, passagens de fauna e caixas de contenção de líquidos perigosos em cruzamentos com rios estão previstas.

O progresso nestas rodovias é parte de um esforço para melhorar a infraestrutura viária na Região Metropolitana de Curitiba e proporcionar viagens mais seguras e eficientes para os usuários. O leilão dessas concessões acontecerá em breve, alinhado ao objetivo de impulsionar o desenvolvimento das vias rodoviárias do Paraná.

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ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:47:47)
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