Um trecho da Avenida Victor Ferreira do Amaral, na divisa entre Curitiba e Pinhais, seria interditado a partir das 9h desta segunda-feira (19). A interdição, que faz parte das obras do Novo Inter 2, teria duração estimada de 120 dias. Durante os trabalhos, estava prevista a criação de um novo desvio nas proximidades do cruzamento com as ruas Brasílio de Lara e Paulo Kissula.
Nesta segunda-feira, entretanto, a prefeitura de Curitiba informou que a intervenção será adiada devido às condições climáticas na região. Até o momento, não há uma nova data definida para o início das obras.
Quando forem iniciadas, os dois sentidos da via compartilharão apenas uma pista em um trecho de aproximadamente 150 metros. O tráfego será direcionado para o lado sentido Curitiba–Pinhais. Para organizar o fluxo, barreiras físicas serão instaladas para dividir o espaço em duas faixas para cada sentido. O ponto de transição será locado em frente ao Posto Ipiranga.
Enquanto as intervenções estiverem em andamento, ficará proibida a conversão à esquerda da avenida para a Rua Brasílio de Lara no sentido Bairro Alto. A alternativa sugerida é seguir até Pinhais e realizar a conversão 400 metros adiante, acessando inicialmente a marginal da Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel à direita e, em seguida, retornando à esquerda. As duas faixas anteriormente usadas para essa conversão passarão a ser exclusivas para veículos vindos de Pinhais com destino a Curitiba.
As obras buscam viabilizar a construção de um novo viaduto, com 155 metros de comprimento e 25 metros de largura. A estrutura terá três faixas de rolamento em cada sentido e conectará a Avenida Victor Ferreira do Amaral à Rodovia João Leopoldo Jacomel. O projeto também inclui o encaixe da cabeceira da ponte sobre o Rio Atuba, além de serviços de pavimentação no entorno.
Somando-se à recente requalificação da via, entregue em março, o projeto visa melhorar o sistema viário da região Leste de Curitiba e contribuir para a integração metropolitana.