O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, anunciou para o dia 9 de junho a entrega da tão esperada obra da Linha Verde, importante via de ligação entre a capital e os municípios da região metropolitana. A entrega nesse dia será simbólica, conforme informou Greca por meio de suas redes sociais.
Ao todo, a Linha Verde tem 22 quilômetros de extensão (pelo leito da BR-476), ligando a cidade do Sul ao Norte, desde o Pinheirinho ao Atuba. A obra, por mais longa que tenha sido, veio para beneficiar 22 bairros, numa área de abrangência de 287 mil pessoas.
Através de um vídeo postado nas redes sociais, o prefeito informou que as obras na trincheira do Atuba encontra-se na fase final “Na pista local, entre o Balaroti e o posto Arabian, testemunhei pessoalmente a execução das obras de drenagem e pavimentação. Além disso, na via marginal sentido Curitiba, pude constatar que as obras na estrutura de contenção da trincheira estão em estágio avançado, aproximando-se rapidamente da sua finalização”, disse Greca.

No vídeo, é ainda possível ver o interior da trincheira e o progresso significativo da obra. Segundo Greca, a trincheira está na fase final da pavimentação de concreto com canaleta exclusiva para ônibus. “A via central e todas as pistas ficam prontas no dia 9 de junho, que vai ser a inauguração. Nós também estamos terminando as pistas de rolamento, aos poucos vamos abrindo a Linha Verde ao tráfego e vamos instalando as cinco estações-tubo que na área central a Linha Verde precisa ter”.
As estações citadas pelo prefeito são: a do Centro Politécnico, a da Avenida das Torres, a do Jardim Botânico, e a do terminal embaixo do viaduto da Victor Ferreira do Amaral, a estação-tubo Solar e a futura estação do Atuba, que será a última.
“A ideia é, ainda nos próximos três, quatro meses, termos tudo pronto para entregarmos, como prometemos, a Linha Verde concluída para você, curitibano”, concluiu.

Obra antiga
A Linha Verde começou a ser construída no dia 12 de janeiro de 2007, no trecho Sul. O trecho de obras inicial foi do Pinheirinho ao bairro Jardim Botânico, 200 metros antes do viaduto da BR-277, próximo à Universidade Federal do Paraná (logo depois da passarela de pedestres), numa extensão de 9,4 km.
De lá pra cá, as obras foram avançando, mas a Linha Verde sempre foi um “mito” para os curitibanos, pois nunca terminava. A promessa de Rafael Greca é entregá-la completa até o fim de sua gestão, neste ano.