WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Governador lança projeto de estímulo à formação tecnológica de 3 mil alunos em 50 cidades

Nesta terça-feira (11), o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o projeto Talento Tech-PR, que oferecerá cursos profissionalizantes na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para três mil estudantes dos ensinos médio e superior de 50 cidades paranaenses. A iniciativa, com investimento inicial de R$ 62 milhões, é fruto de uma articulação conjunta de diversas secretarias e órgãos estaduais, em parceria com grandes empresas de tecnologia sediadas ou com operações no Paraná.

O programa oferecerá 150 cursos, cada um com 20 vagas, e terá carga horária de 800 horas, distribuídas ao longo de 10 meses, entre aulas presenciais e a distância. Os alunos receberão bolsas mensais no valor de R$ 1.345. Os cursos abrangerão habilidades típicas de TIC, softskills e o desenvolvimento de uma aplicação prática vinculada a problemas reais das empresas parceiras.

O governador destacou que se trata do maior programa de formação de novos talentos na área de tecnologia e inovação no Brasil. O projeto visa não só o desenvolvimento pessoal dos alunos, mas também o desenvolvimento regional, com o aumento da qualidade das oportunidades de emprego nas cidades. Ratinho Junior afirmou que muitos dos alunos terão vagas garantidas nas empresas parceiras, com uma remuneração atrativa.

O Talento Tech-PR visa atender alunos da rede pública dos cinquenta municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná nos próximos três anos. Os primeiros 1.000 já foram selecionados via edital, e os demais ingressarão em 2025 e 2026. As grandes empresas de tecnologia que firmaram parceria com o Governo do Estado se comprometeram a contratar pelo menos 50% dos alunos formados no mesmo município de origem dos estudantes.

O projeto foi idealizado pela Secretaria do Planejamento e está alinhado com a estratégia do Governo do Estado em posicionar o Paraná como referência nacional e internacional no setor de tecnologia e inovação. O secretário do Planejamento, Guto Silva, ressaltou a tradição do estado nos ecossistemas de inovação e a presença de muitas startups, destacando a necessidade de mais profissionais qualificados no setor.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior também participou da elaboração do projeto. O secretário Aldo Bona explicou que a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) será responsável pela oferta pedagógica do curso, com a participação direta das grandes empresas parceiras nas etapas de formação.

O evento contou com a presença do vice-governador Darci Piana, de diversos secretários de estado, deputados estaduais, prefeitos, representantes das empresas de tecnologia parceiras e estudantes que integrarão o Talento Tech-PR. As aulas estão previstas para iniciar em julho.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli