WhatsApp
Facebook
Ginásio do Tarumã receberá o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica

O “Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica Ilona Peuker de Conjuntos” terá início em 22 de novembro, no Ginásio do Tarumã, em Curitiba, homenageando a professora que introduziu a modalidade no Brasil no final da década de 1950.

A competição contará com a participação de 598 ginastas, representando 48 clubes de 12 estados brasileiros. As categorias incluem Pré-infantil (9 e 10 anos), Infantil (11 e 12 anos), Infantojuvenil (13 e 14 anos), Juvenil (13 a 15 anos) e Adulto (a partir de 16 anos).

Organizado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), o campeonato recebe apoio da Federação Paranaense de Ginástica (FPRG), da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado, através da SEES e Copel (via Proesporte).

A cerimônia de abertura está marcada para 23 de novembro, às 19h30, com entrada gratuita em todos os dias. A competição será transmitida ao vivo no canal do YouTube da CBG.

Clésio Prado, diretor de Grandes Eventos da SEES, expressa grande expectativa para receber as principais atrações da ginástica rítmica nacional no maior palco do esporte paranaense, considerando o atual momento histórico da modalidade no país.

A presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Márcia Aversani, destaca a honra e a responsabilidade de receber um evento tão significativo, ressaltando que o Campeonato de Conjuntos é o mais importante e robusto da ginástica rítmica brasileira.

A competição contará com a participação de atletas-bolsistas do Geração Olímpica e Paralímpica, bem como as medalhistas nos Jogos Pan-Americanos Bárbara Domingos e Maria Eduarda Alexandre. Durante o evento, haverá uma exposição do Centro de Memória da Secretaria de Estado de Esporte, e a bicampeã dos Jogos Panamericanos, Dayane Camillo, será homenageada.

No Pan-Americano 2023, Bárbara Domingos conquistou o primeiro ouro brasileiro em provas individuais de ginástica rítmica, fazendo história. Maria Eduarda Alexandre, com apenas 16 anos, ficou em terceiro lugar nas provas individuais, garantindo duas representantes que treinam no Paraná no pódio.

Ilona Peuker, a homenageada do campeonato, foi uma professora e técnica de ginástica rítmica que desempenhou um papel fundamental na introdução da modalidade no Brasil. Nascida em Budapeste, na Hungria, ela fundou o Grupo Unido de Ginastas (GUG) em 1956, a primeira equipe brasileira da modalidade, e organizou os primeiros campeonatos de GR no país.

Confira AQUI a programação completa.

Foto: Paraná Esporte

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli