WhatsApp
Facebook
Frio intenso trará queda de até 15°C nas temperaturas mínimas de cidades paranaenses nesta semana

As mudanças bruscas na temperatura começarão a ser sentidas em várias regiões do Paraná a partir desta quarta-feira (28), com redução de até 15°C nas temperaturas mínimas em alguns locais. Enquanto o Outono já trouxe momentos de frio para cidades do Leste e Sul, outras regiões, até esta terça-feira (27), ainda tinham tardes quentes. No entanto, a partir de quarta, o Norte e o Oeste também devem experimentar temperaturas mais amenas.

No Oeste do Paraná, cidades como Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Toledo registraram temperaturas médias em maio de 2025 até agora de 3°C a 4.3°C acima da média histórica para o mês. Santa Helena, por exemplo, teve uma média de 21.8°C, enquanto o valor histórico é de 18.7°C, ou seja, 3.1°C acima do normal. São Miguel do Iguaçu registrou 22.1°C, comparado aos 18.4°C esperados historicamente, um aumento de 3.7°C. Já Toledo apresentou uma média de 22.1°C, cerca de 4.3°C acima da histórica de 17.7°C. Fora do Oeste, apenas Cândido de Abreu ultrapassou 3°C acima da média; a cidade registrou 20.1°C, contra os 17°C esperados.

Além disso, 16 cidades paranaenses ficaram 2°C acima da média histórica para o mês de maio. Entre elas estão Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Lapa, Londrina, Maringá, Palmas, Palotina, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e União da Vitória.

A mudança no tempo começa nesta terça-feira, com a aproximação de uma frente fria que deverá causar aumento de nuvens, chuvas pontuais, rajadas de vento e granizo em áreas próximas a Santa Catarina e fronteiras com outros países. Durante a madrugada, a instabilidade se espalhará para todo o Estado. Após a frente fria, uma massa de ar polar avançará, provocando uma queda expressiva das temperaturas. Na quarta-feira especificamente, as maiores temperaturas do dia devem ocorrer pela manhã, com um declínio significativo ao longo do dia. No Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, as temperaturas poderão ficar abaixo de 10°C, e os ventos intensificarão a sensação de frio.

Na quinta-feira, devem ser registrados os recordes de temperaturas mínimas do ano em todo o Estado. As mínimas previstas variam entre 3°C e 7°C do Norte Pioneiro ao Noroeste, e também em Curitiba e no Oeste. Já no Centro-Sul, Sudeste e Campos Gerais, as temperaturas podem alcançar valores próximos de 0°C, chegando a ficar negativas em pontos isolados. O frio será mais severo na sexta-feira, especialmente em Curitiba, no Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste.

Em Laranjeiras do Sul, na região Centro-Sul, as temperaturas devem cair dos 18°C previstos como mínima de terça-feira para 3°C na sexta-feira, enquanto as máximas passarão de 23°C para 14°C. A menor temperatura registrada em 2025 na cidade até o momento foi de 8.5°C, um indicativo de uma redução de pelo menos 4°C.

Em Capanema, no Sudoeste, a diferença será de 14°C nas mínimas e máximas: de temperaturas entre 19°C e 28°C nesta terça para 5°C e 15°C na sexta-feira. Comparado à menor temperatura do ano em 2025, de 8.4°C, a nova mínima será cerca de 3°C menor.

Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, passará dos 17°C a 27°C desta terça para 5°C a 18°C na sexta. A menor temperatura do ano na cidade foi de 13.7°C, e a queda será de 12°C nas mínimas, alcançando uma diferença de 8°C em relação à marca anterior.

Paranavaí, no Noroeste, terá mínimas que vão de 19°C nesta terça para 6°C na sexta. A menor temperatura antes registrada em 2025 foi 12.6°C, enquanto as novas mínimas estarão 6°C abaixo de sua marca anterior.

Toledo, no Oeste, passará de 19°C e 27°C nesta terça para 5°C e 14°C na sexta-feira, com quedas de 14°C em mínimas e máximas. A menor temperatura registrada neste ano foi de 6.5°C, confirmando um frio mais rigoroso.

Na capital Curitiba, as temperaturas vão cair de 15°C e 23°C nesta terça para 3°C e 16°C na sexta-feira, uma diferença de 12°C nas mínimas. Atualmente, a menor temperatura de 2025 foi de 9.4°C, e a nova previsão representa uma redução de 6°C.

Guaratuba terá uma diferença de 11°C nas mínimas e de 10°C nas máximas, passando dos 17°C e 27°C desta terça para 6°C e 17°C na sexta. A menor marca registrada em 2025 foi de 15.7°C, e o novo valor previsto aponta 9°C abaixo dessa mínima.

Palmas, uma das cidades mais frias do Estado, terá quedas de 14°C nas mínimas e 15°C nas máximas, chegando a registrar 0°C na sexta-feira. Atualmente, a menor temperatura do ano foi 14°C.

“O frio mais rigoroso está previsto para quinta e sexta-feira. Na próxima semana o crescimento da temperatura será lento. Ainda fará frio durante as madrugadas e manhãs”, afirmou Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

A previsão também inclui geada, com chances mais fortes na sexta-feira em quase todas as regiões, exceto o Litoral. Com intensidade de fraca a moderada, o fenômeno será especialmente significativo nos Campos Gerais, Centro-Sul, Sudoeste e Área Metropolitana de Curitiba. Pontualmente, a geada poderá ter intensidade forte em Palmas e General Carneiro. “No Oeste e na faixa Norte do Estado, a chance é baixa, mas não está descartada”, destacou Kneib novamente.

O Simepar recomenda o acompanhamento do Alerta Geada para informações mais atualizadas sobre locais e intensidade do fenômeno, disponível no site oficial (www.simepar.br). Desde 1995, o serviço, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), monitora eventos de geada em 72 horas de antecedência.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!