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Fraudes bloqueadas crescem 15% em outubro inconsistências cadastrais lideram tentativas, aponta Serasa Experian

Em outubro, 58,1% das tentativas de fraudes evitadas apresentavam inconsistências cadastrais, conforme dados da Serasa Experian. Esse foi o segundo mês com o maior número de golpes bloqueados no Brasil em 2024, totalizando 1.055.272 tentativas frustradas. O levantamento, realizado pelo Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, indica um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2023. Entre os tipos de ação analisados, a categoria “inconsistências nas informações cadastrais” foi a mais frequente.

Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, destacou a importância de prevenção integrada: “Combinar soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário e com a conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais barrar a ação de golpistas e proteger os dados de pessoas e companhias. A conscientização e a educação sobre práticas seguras também são fundamentais para fortalecer ainda mais as defesas contra essas ameaças”.

O setor de “Bancos e Cartões” liderou as tentativas de fraudes evitadas em outubro, registrando 52,8% dos casos. Já o segmento de “Varejo” apresentou a menor incidência, com 1,9%. Consumidores na faixa etária de 36 a 50 anos foram os mais atingidos, representando 33,4% das ocorrências.

Os estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil concentraram as maiores taxas de tentativas de fraudes bloqueadas durante outubro. No comparativo anual, Mato Grosso foi o estado que mais registrou aumento nas tentativas de golpes evitados, com 23,5%, enquanto Amazonas teve o menor crescimento, de 14%.

Por população, outubro registrou uma média de 4.480 golpes evitados por milhão de habitantes no país. O Distrito Federal liderou o ranking, seguido por São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Como evitar fraudes

Consumidores

– Garanta que seus documentos, celulares e cartões estejam seguros, utilizando senhas fortes para acesso aos aplicativos;
– Desconfie de promoções ou ofertas com preços muito abaixo do mercado. Cibercriminosos costumam replicar sites de lojas conhecidas para roubar informações de cartão e senhas dos compradores;
– Evite clicar em links ou abrir arquivos compartilhados por redes sociais e aplicativos de mensagens, que podem conter códigos maliciosos;
– Cadastre suas chaves Pix exclusivamente pelos canais oficiais do banco, como aplicativos ou agências bancárias;
– Nunca forneça senhas ou códigos fora dos sites ou apps oficiais das instituições financeiras;
– Confirme sempre a identidade de quem solicita transferências antes de realizar qualquer operação;
– Monitore o seu CPF regularmente para evitar surpresas envolvendo fraudes.

Empresas

– Invista em tecnologias que previnam fraudes, protegendo operações contra ameaças emergentes;
– Aposte em soluções que minimizem impactos negativos na experiência do usuário enquanto garantem a segurança dos dados;
– Use informações confiáveis e ferramentas atualizadas para detectar fraudes de maneira eficaz;
– Realize análise constante do perfil dos usuários para melhorar a experiência e incrementar a proteção;
– Encare a prevenção de fraudes também como um fator estratégico para aumentar receita e mitigar perdas financeiras.

Metodologia

O Indicador de Tentativas de Fraude – Consumidor da Serasa Experian baseia-se no cruzamento de dois conjuntos de informações: o total de consultas a CPFs na base da Serasa Experian e a estimativa de risco de fraude, através de modelos probabilísticos de detecção desenvolvidos com tecnologia global Experian. As informações incluem dados de verificação documental, biometria facial e inconsistências cadastrais. O resultado é obtido pela multiplicação do número de CPFs consultados pela probabilidade de fraude calculada, somado ao volume de tentativas registradas pela empresa.

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