WhatsApp
Facebook
Farmácia Popular amplia gratuidade para 41 medicamentos e fraldas geriátricas em todo o Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quinta-feira (13) a ampliação da gratuidade no Programa Farmácia Popular. Durante o Encontro Nacional de Prefeitos, realizado em Brasília, a ministra informou que todos os 41 itens do programa passarão a ser distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas. Segundo o Ministério da Saúde, essa mudança beneficiará diretamente mais de um milhão de pessoas por ano, especialmente aquelas que antes faziam coparticipação nos custos.

Entre os itens inclusos na medida estão as fraldas geriátricas, que agora serão fornecidas sem custo para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais. Nísia Trindade destacou a importância da iniciativa, especialmente devido ao envelhecimento da população brasileira. “Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance, principalmente nas áreas mais remotas desse país”, afirmou.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2022 a 2024, o número de pessoas atendidas pelo programa cresceu de 20,7 milhões para 24,7 milhões. A expansão do Farmácia Popular também contempla o credenciamento de farmácias em 758 cidades que ainda não contavam com o serviço. A meta do governo é alcançar todos os municípios do país. Atualmente, o programa está disponível em 4.812 cidades, representando 86% do total de municípios e 97% da população. Ao todo, mais de 31 mil farmácias participam da iniciativa.

Criado em 2004, o Programa Farmácia Popular continua sendo uma das principais estratégias do governo federal para ampliar o acesso da população a medicamentos de uso contínuo e outros itens essenciais de saúde.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

SANTA MÔNICA - ESPECIAL CARNAVAL
SIGATEL
PUBLICAR-BALANCO_UNIAO-GIF
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!