O Paraná liderou a criação de empregos para jovens entre 18 e 29 anos em fevereiro, encerrando o mês com um saldo de 15.668 novas vagas nessa faixa etária. Esses números, provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, superam os registros de Santa Catarina, que abriu 12.144 postos, e do Rio Grande do Sul, com 9.872 novos empregos para jovens.
Os dados revelam que o Paraná superou a soma dos empregos gerados por estados como Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ceará durante o mesmo período. A juventude representou quase metade dos 33 mil novos empregos registrados no estado.
A inclusão dos jovens no mercado de trabalho paranaense cresceu 73% em comparação com janeiro, quando foram criadas 9.114 vagas para essa faixa etária. Com um saldo positivo nos dois primeiros meses do ano, o Paraná já contabiliza 24.782 novas vagas para jovens. A nível nacional, o estado ocupa a terceira posição, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
Os setores que mais empregaram jovens em fevereiro foram serviços (9.164), indústria (4.002), comércio (1.232), construção (1.056) e agropecuária (234).
O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, ressaltou a importância da oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional para os jovens, visando facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Para o ano de 2024, a Secretaria planeja abrir 20 mil vagas em cursos de qualificação profissional, atendendo às demandas de diferentes regiões e setores da economia.
No geral, o Paraná registrou a criação de 52.091 novos empregos nos dois primeiros meses do ano, posicionando-se como o terceiro melhor resultado do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina.
Confira AQUI a tabela de encaixe por setores e AQUI o comparativo nacional.