WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Equipes de enfermagem de Pinhais já realizaram mais de 440 mil procedimentos em 2024

Esta semana, em todo o país, é celebrada a Semana da Enfermagem, marcada pelo Dia Mundial da Enfermagem em 12 de maio e pelo Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem em 20 de maio.

Em Pinhais, apenas no primeiro quadrimestre de 2024, as equipes de enfermagem realizaram mais de 440 mil procedimentos, o total de 237 profissionais atuantes na área inclui 66 enfermeiros, 98 técnicos e 73 auxiliares.

“No ano de 2024, as equipes de enfermagem realizaram 28.846 consultas, 108.140 acolhimentos e 442.320 procedimentos. Ao somar todos esses dados, percebemos o esforço desses menos de 240 profissionais para atender de forma eficaz nossa população”, destaca Viviane Maysa Tomazoni, diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde (Deaps).

Edina Fernanda da Costa de Souza, auxiliar de enfermagem da Unidade de Saúde da Família (USF) em Pinhais desde 2016, compartilha sua motivação: “Escolhi esta profissão porque a enfermagem é trabalhar para a vida. É cuidar do ser humano nos seus momentos difíceis, mas também nos seus momentos mais felizes, e isso sempre me emociona”.

“E é uma grande satisfação, porque ao cuidar do próximo, eu cuido de mim mesma. Nós, da enfermagem, temos a essência do cuidado do ser humano. É importante ressaltar que na enfermagem trabalhamos em equipe, é uma continuidade. Ninguém faz nada sozinho, precisamos sempre um do outro”, destaca Edina.

A enfermagem é composta por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que trabalham com estratégia da família e atuam na prevenção e promoção da saúde, estabelecendo vínculos com as famílias e a comunidade para auxiliar em questões relacionadas à saúde.

Esses profissionais desempenham diversas ações, como curativos, retirada de pontos, administração de medicamentos, aferição de temperatura, pressão arterial e teste de glicemia, avaliação antropométrica, entre outras atividades educativas, orientações em grupo, visitas domiciliares e realização de testes rápidos para detecção de doenças.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Alteração do nome