A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) divulgou nesta segunda-feira (3) os nomes dos estudantes convocados em primeira chamada para o programa de intercâmbio Ganhando o Mundo. A lista está disponível no site da Seed-PR e inclui os alunos aprovados em primeiro lugar por município e os integrantes do programa Bolsa Família.
Os alunos selecionados devem comparecer, com um responsável legal, ao colégio onde estão matriculados nos dias 4, 5 e 6 de junho, durante o horário de funcionamento, para entregar a documentação solicitada.
O programa Ganhando o Mundo proporcionará a 1.200 alunos da 1ª série do Ensino Médio a oportunidade de participar de um intercâmbio em cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido) durante seis meses, com todas as despesas pagas. Os embarques estão previstos para o início de 2025. No processo seletivo, participaram 12 mil estudantes de 392 municípios do Paraná.
O programa foi instituído pelas Leis Estaduais nº 20.009/2019 e nº 20.601/2021 e regulamentado pelos Decretos nº 4.166/20 e nº 4.785/2020. Em suas quatro edições, 1.240 estudantes já participaram do intercâmbio, vivenciando novas culturas e aprendendo idiomas.
Na primeira edição, entre fevereiro e julho de 2022, 100 alunos foram ao Canadá. Na segunda edição, entre julho e outubro de 2022, outros 100 viajaram para a Nova Zelândia. Na terceira edição, em 2023, a França foi incluída como destino, enviando 40 estudantes. No início de 2024, 950 alunos embarcaram para Austrália, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Estados Unidos; outros 50 embarcam no segundo semestre.
O intercâmbio dura aproximadamente seis meses, permitindo aos alunos aprimorar seu repertório cultural e acadêmico, desenvolver autonomia e aperfeiçoar o idioma estrangeiro. A Secretaria de Estado da Educação cobre todos os custos, incluindo alimentação, hospedagem, transporte, vistos, passaportes, passagens, exames médicos, vacinas, seguro, taxas de matrícula, mensalidades, material didático, uniforme, traduções juramentadas, reuniões de orientação e curso preparatório de língua estrangeira. Os alunos também recebem um auxílio mensal de R$ 800.