O Comitê Municipal de Controle e Erradicação da Dengue de Campina Grande do Sul, formada por membros de entidades públicas e privadas, realizou na quinta-feira (20), no bairro Araçatuba, a primeira reunião do ano, com o objetivo de traçar ações para combater a doença no município.
A diretora geral da Vigilância em Saúde, Josiane Lunardon, fez uma avaliação do encontro. “Essa foi a primeira reunião do ano em que reiniciamos todos os trabalhos de combate à dengue já com a nova equipe da atual gestão municipal. É um trabalho conjunto que envolve não só a comunidade, mas todas as secretarias municipais que estão engajadas no trabalho de conscientização e combate à doença”, disse.
Ações de combate
Um dos primeiros trabalhos que devem ser realizados envolve os canais de comunicação da prefeitura com a divulgação de um informe semanal com orientações das ações que podem ser tomadas para eliminar os focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença. Dentro desses informes, a prefeitura acaba de lançar um jogo de caça-palavras, que apresenta informações sobre os sintomas da dengue, métodos de transmissão e prevenção.
Ainda dentro das ações, nos próximos meses deverá acontecer o “Dia D” de combate à dengue. A ação deve acontecer ao menos duas vezes ao ano e vai englobar todos os bairros da cidade. Haverá divulgação dos dias e locais para tais eventos.
Outras iniciativas envolvem os agentes comunitários de saúde que vão percorrer as residências solicitando que os moradores recolham o lixo e coloquem em frente suas casas. Eles serão recolhidos pela equipe da prefeitura.
Pensando na formação de agentes multiplicadores foi debatido a promoção de um programa de conscientização voltado aos alunos das escolas municipais, através do envolvimento direto da Secretaria Municipal de Educação. O programa vai buscar atingir não só os estudantes, bem como suas famílias com orientações de como combater os criadouros do mosquito transmissor dentro de suas residências.
Casos de dengue no município
Na reunião, foram apresentados ainda os dados referentes ao trabalho dos agentes de Controle de Endemias no combate à doença. Eles mostraram que Campina Grande do Sul está em estado de alerta de dengue.
O boletim epidemiológico da dengue, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, aponta 14 notificados até a primeira quinzena de março. Todos estão sob investigação, ou seja, não foram confirmados até o presente momento. Nos meses de janeiro e fevereiro, foram oito casos notificados, sendo dois casos confirmados de pacientes, respectivamente, que viajaram para o Recife e para Matinhos, no litoral do estado.
Próximas reuniões
As reuniões do Comitê Municipal de Controle e Erradicação da Dengue vão acontecer sempre na última quinta-feira do mês, sempre no prédio da Guarda Civil Municipal no bairro Araçatuba.