Com uma projeção ambiciosa e com investimento inicial de R$ 40 milhões, a CITCOL (Cidade Industrial e Tecnológica de Colombo) foi oficialmente lançada nessa quarta-feira (29). O poló industrial pretende atrair não apenas grandes indústrias, mas também startups e empresas de tecnologia, criando um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável e a inovação na região.
O evento contou com a presença da comunidade e de autoridades locais e de municípios vizinhos, e marca não apenas o início de uma nova fase para Colombo, mas também um passo significativo na busca pela competitividade regional e pela sustentabilidade econômica. O lançamento da CITCOL aconteceu nas dependências do barracão em construção da Jandira Alimentos, uma das empresas que compõe o projeto.
Com a CITCOL, Colombo se posiciona como um polo de inovação e desenvolvimento, pronto para enfrentar os desafios do futuro com determinação e visão estratégica. Espera-se que o projeto gere mais de cinco mil empregos na primeira etapa, além de atrair cerca de 60 indústrias de grande porte e outras 460 de pequeno e médio porte. O impacto econômico não se limita apenas às fronteiras de Colombo.
“É um dos mais ousados projetos industriais que visa preparar Colombo para os próximos 30 anos, gerando emprego e renda para nossos jovens e fomentando ainda mais a economia local”, explicou o prefeito Helder Lazarotto.
Localizada estrategicamente às margens da BR-116, a CITCOL foi pensada pelo fato de ser de fácil acesso a importantes centros econômicos, como Curitiba e o Porto de Paranaguá, além de estar conectada às principais rodovias que ligam a região sul do Brasil ao estado de São Paulo.
Com uma área total de 12,21 km², a CITCOL encontra-se entre os bairros Rincão, Mauá, São Dimas e Palmital, e equivale a quase 20% da área urbana de Colombo. Este projeto, delineado no Plano Diretor do município, não só promete impulsionar a economia local, mas também melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, através da geração de empregos e renda.